PREVISÃO DO TEMPO REAL DAS CHUVAS ATUALIZADAS DIA A DIA

RELÓGIO CARBÔNICO QUE DIARIAMENTE MEDE OS GASES PROVOCADOS DA TERRA PARA OS ARES DOS CÉUS CAUSANDO SECAS E INUNDAÇÕES EM DIFERENTES PARTES DO MUNDO CONFIRA AQUI TEMPO EM VAZANTE DISTRITO DE DIAMANTE PB
PREVISÃO DO TEMPO DIÁRIO O O GLOBO TERRA Selecione o fuso horário da sua região para escutar os enunciados da hora falada de 10 em 10 segundos.

Devido à codificação do áudio, velocidade e tráfego de dados, podem ocorrer diferenças.

Ao selecionar um fuso, pode levar alguns segundos até o início da transmissão.

A Rádio DSHO/ON requer suporte ao HTML5.

UTC(ONRJ) - 2 Arquipelago de São Pedro e São Paulo, Atol das Rocas, Fernando de Noronha, Martin Vaz e Trindade
UTC(ONRJ) - 3 Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhao, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins
UTC(ONRJ) - 4 Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima
UTC(ONRJ) - 5 Acre e oeste do Amazonas

RELÓGIO CARBONICO loteria Fed eral +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ VISITANTES DO BRASIL
Contador de visitas
HOROSCOPO DIARIO ASTRÓLOGA ESPIRITUAL SEVERINA BÁRBARA CAJAZEIRAS PB RADIO TABAJARA FM JOÃO PESSOA PB RADIO TABAJARA FM JOÃO PESSOA PB Radio FM — Rádio Tabajara
Você está aqui: Página Inicial > Rádio ao vivo > Radio FM
Você está aqui: Página Inicial > Rádio ao vivo > Radio FM

Radio FM

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

BLOG GRANDE JORNAL DO ESTADO PB EDIÇÃO 18 DE JANEIRO 2019 ESPECIAL SOBRE O ECLIPSE DA LUA NESTE DIA 21 DE JANEIRO

MATÉRIAS DOS MUNICÍPIOS COM OS EVENTOS SOCIAIS RELIGIOSOS ESPORTIVOS E CÍVICOS.

Com eclipse total da lua, 'superlua de sangue' ficará visível neste domingo



Lua vermelha fotografada no UruguaiDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionEclipse lunar de 2014 deixou a lua 'laranja'

O primeiro eclipse total da Lua de 2019 será também o último visível da Terra até 2021, segundo dados da Nasa, a agência espacial americana.
Entre a noite deste domingo, dia 20 de janeiro, e a madrugada de segunda, dia 21, a Lua será encoberta pela sombra da Terra, que estará alinhada entre o astro e o Sol, e o eclipse será visível em todo o Brasil.
Durante o fenômeno, os raios de sol não chegam na Lua diretamente, apenas algumas faixas de frequência da luz solar conseguem passar pela atmosfera do nosso planeta e, com a refração, atingir o astro, segundo o Observatório Nacional.
Isso faz com que nós possamos vê-lo mesmo quando ele está totalmente mergulhado na sombra da Terra e deixa nosso satélite natural com uma cor avermelhada - o que é popularmente conhecido como "lua de sangue".
O fenômeno astronômico será ainda mais interessante neste domingo porque vai acontecer bem na época em que a Lua está mais perto da Terra e, por isso, aparenta estar maior no céu – o que é conhecido como "superlua".

Como ver o eclipse lunar

Quem quiser observar a '"superlua de sangue" só precisa localizar o astro no céu entre 1h34 e 4h51 (horário de Brasília) da madrugada de domingo para segunda, quando o astro estará alinhado com a Terra e o Sol – não é preciso nenhum aparelho especial para ver o eclipse.


Lua com e sem efeito de eclipseDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionQuando acontece um eclipse total, a Lua fica com um tom avermelhado

No entanto, aparelhos como telescópios e binóculos podem ser usados para observar os detalhes da superfície lunar durante o fenômeno, que deve começar pelo lado esquerdo do observador.
Vale a pena também checar se o céu não estará nublado na sua região do país – o que pode dificultar a observação.
Às 2h41 começa o eclipse total, quando a sombra Terra escurece a superfície visível da Lua como um todo.


Gráfico sobre eclipse

O fenômeno causará um efeito alaranjado sobre o astro, assim como acontece no crepúsculo matutino e vespertino, que estamos acostumados a ver antes de o nascer e após o pôr do Sol.
Outros eclipses vão acontecer nos próximos anos, mas, até 2021, nenhum deles será total, ou seja, apenas parte do astro ficará na sombra (também chamada de umbra).
O último eclipse total havia acontecido em julho de 2018, mas não foi totalmente visível no Brasil todo.

O campo magnético da Terra está se comportando de maneira imprevista – e intrigando cientistas



Ilustração da terra e de seu campo magnéticoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionO campo magnético ao redor da Terra é gerado pela movimentação dos metais líquidos no interior do planeta

Uma movimentação com características inesperadas no magnetismo da Terra está intrigando cientistas do mundo todo e fazendo com que os modelos existentes de descrição do campo magnético precisem ser atualizados.
Por causa de seu núcleo feito de metal líquido, a Terra funciona como um enorme ímã com pólos positivo e negativo. O campo magnético é a uma "camada" de forças ao redor do planeta entre esses dois pólos.
Conhecida como magnetosfera, essa grande camada é extremamente importante para a vida terrestre.
"É o campo magnético que nos protege das partículas que vêm de fora, especialmente do vento solar (que pode ser muito nocivo)", explica o geólogo Ricardo Ferreira Trindade, pesquisador do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (USP).
A maior parte do campo magnético é gerada pela movimentação dos metais líquidos que compõem o centro do planeta. Conforme o fluxo varia, o campo se modifica.


Ilustração de como o campo magnético protege a Terra de ventos solaresDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionO campo magnético nos protege de partículas do vento solar

A questão, segundo Trindade, é que nos últimos dez anos ele tem "variado numa velocidade muito maior do que variava antigamente".
O pólo norte muda magnético constantemente de posição, mas sempre dentro de um limite. Embora a direção dessas mudanças seja imprevisível, a velocidade costumava ser constante.
No entanto, nos últimos anos o norte magnético está se movendo do Canadá para a Sibéria em uma velocidade muito maior do que a projetada pelos cientistas.

Modelo de campo

A mudança está forçando os especialistas em geomagnetismo a atualizarem o Modelo Magnético Mundial, espécie de mapa que descreve o campo magnético no espaço e no tempo.
"Ele é criado a partir de um conjunto de observações feitas no mundo inteiro ao longo de 5 anos, a partir dos quais se monta um modelo global que muda no tempo e no espaço, mostrando a variabilidade do campo", explica Trindade. "É uma espécie de mapa 4D."
O modelo é importante porque é a base para centenas de tecnologias de navegação modernas - dos controles de rotas de navios ao Google Maps.
"Ele é fundamental para geolocalização e até para o posicionamento de satélites", afirma o geólogo.


Foto de bússula sobre mapaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionA bússola aponta para o norte magnético, que se movimenta bastante e é próximo – mas não coincidente – com o pólo norte geográfico

A versão mais recente do modelo foi feita em 2015 e deveria durar até 2020, mas a velocidade com o que a magnetosfera tem mudado está forçando os cientistas a atualizarem o modelo antes do previsto.
Além da mudança do pólo, um pulso eletromagnético detectado sob a América do Sul em 2016 gerou uma mudança logo após a atualização do modelo em 2015.
As muitas mudanças imprevistas têm aumentando o número de erros no modelo atual o tempo todo.
Segundo a Nature, pesquisadores do Noaa (centro de administração oceânica e atmosférica), nos EUA, e do Centro de Pesquisa Geológica Britânica perceberam que o modelo estava tão defasado que estava quase excedendo o limite aceitável - e prestes a gerar possíveis erros de navegação.
A nova atualização deverá sair dia 30 de janeiro de 2019, segundo a Nature, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo.

Segurança espacial

O modelo é essencial também para a segurança espacial.
Como distribuição do campo não é homogênea, onde ele é mais fraco, a proteção que oferece é menor - isso faz que com que essas regiões, principalmente a altíssimas altitudes, sejam um pouco mais vulneráveis a ventos solares.


Ilustração de campo magnético da TerraDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionO modelo de campo magnético usado pelos cientistas é base dos sistemas de navegação e importante para posicionamento de satélites

"Temos regiões onde ele é maior e outras onde o campo magnético muito baixo. Aqui (na América do Sul) temos uma anomalia grande que faz o campo magnético ser de baixa intensidade", explica Ernesto.
"Equipamentos atmosféricos, satélites e telescópios, principalmente, têm maior probabilidade de sofrerem danos se estiverem sobre essas regiões", explica.

As causas

Os cientistas estão trabalhando para entender por que o campo magnético está se modificando com tanta velocidade.
"O campo é todo variável e muito imprevisível", afirma a geóloga Marcia Ernesto, também pesquisadora do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (USP).
A movimentação do pólo norte pode estar ligada um jato de ferro líquido se mexendo sob a superfície da crosta terrestre na região sob o Canadá, segundo um estudo de pesquisadores da Universidade de Leeds publicado na Nature Geoscience em 2017.
Segundo Philip W. Livermore, um dos autores do estudo, esse jato poderia estar enfraquecendo o campo magnético no Canadá, enquanto o da Sibéria se mantém forte, o que estaria "puxando" o norte magnético em direção à Rússia.
O campo é tão variável que o pólo norte e o pólo sul magnéticos já se inverteram muitas vezes desde a formação do planeta.
A sua atual configuração é a mesma há 700 mil anos, mas pode começar a se inverter a qualquer momento. Segundo Ernesto, essa inversão demoraria cerca de mil anos.
"Pode ser que (a aceleração nas mudanças no campo) signifique que ele está caminhando para uma inversão, mas não é certeza. Pode ser que seja apenas uma aceleração momentânea", diz Márcia Ernesto.

MAIS  VÍDEOS  SOBRE  O BRASIL DO FUTURO COM OS PAISES  INTERNACIONAIS  PARCEIROS  E SOBRE  AS PRIVATIZAÇÕES  QUEM GANHA  QUEM PERDE?


Você já sonhou em transformar uma atividade caseira em um negócio?
·         Em: Gestão e desenvolvimento

·          
Quantos produtores artesanais não se encontram espalhados pelo Brasil sem mesmo saber que o que produzem pode se transformar em um grande negócio?
Se há dúvida quanto a afirmação pare para pensar em quantas pessoas não produzem diariamente seu próprio sabão, produto de limpeza ou aromatizante para presentear a família. Uma situação tão comum no dia-a-dia dos brasileiros na verdade tem potencial de se tornar um negócio promissor.
Todas essas pessoas são mini produtores, que para se tornarem novos empresários basta alguns ajustes no modelo de produção para atingir a padronização e a segurança requerida pelo processo.
Passo a passo para o desenvolvimento de seu produto
Para que o desenvolvimento de seu produto ocorra de forma eficiente o mesmo deve ocorrer seguindo alguns passos essenciais:
1) Definição do conceito do Produto
Entender como sua ideia vai se apresentar no mercado, sabendo seus pontos fortes, diferenciais e fatores de atração do cliente permite com que você tenha uma melhor ideia de como o cliente vê seu produto, podendo assim de forma imediata ou gradativa alinhar o seu ideal sobre o produto com às expectativas do seu usuário. Inclua nessa etapa as metas que você busca atingir com essa nova empreitada.
2) Teste da Formulação
Teste sua formulação em pequena escala até que ela se encontre padronizada e que atinja a qualidade que você procura. Caso você seja um empreendedor partindo do zero (apenas da ideia), serviços de P&D oferecidos por empresas de química podem te auxiliar desde o início.
3) Consulta para aplicação em escala Ampliada
Por lidar com uma complexidade mais elevada e envolver o consumo agora por outras pessoas, não sendo mais algo caseiro, esse processo requere a ajuda de alguém com maior conhecimento na área de química e de produtos químicos. A empresa com experiência conseguirá oferecer em conjunto o conhecimento necessário para garantir segurança, eficiência e segurança para seu processo, podendo extrair de seu produto todo o seu potencial, sem claro, esquecer de suas peculiaridades.
Essa etapa é apresentada como imprescindível pois além de prezarmos pela qualidade de seu produto, buscamos ser honestos e alertar sobre os riscos que uma produção por conta própria (sem auxilio de uma consultoria) pode causar, algo que envolve desde a conformidade legal do produto até o próprio bem-estar do consumidor.
Esta etapa também inclui o serviço de documentação que normatiza seu processo.
4) Verificação e validação de seu produto e desenvolvimento
Após todo o processo, busque formas de acompanhar o desenvolvimento de seu produto perante o mercado.
Você pode fazer isso de algumas maneiras:
-Compare todos os critérios de entrada com o que foi possível atender na saída, incluindo aí os desejos relacionados ao tempo para o lançamento do produto (o que pode ser mais bem descrito como verificação do projeto);
-Peça uma avaliação global crítica do projeto ao solicitante;
Avalie as vendas do produto e/ou a percepção do usuário através de pesquisas de campo, análise de mídias sociais ou quaisquer outras formas de contato que você tenha diretamente com ele.
-Crie indicadores e compare este processo individual com as metas que foram determinadas.
5) Acompanhamento e Reparos
Após todo esse processo, com certeza você terá aprendido muito sobre o desenvolvimento de um produto, visto isso, nunca deixe de acompanhar o desempenho do seu e sempre busque soluções para que ele se mantenha em crescimento e conquistando novos espaços, utilize o apoio de indicadores para a efetuação de comparações.
Se você se encaixa nesse perfil de empreendedor, não deixe de sonhar, consulte a Química Jr e saiba um pouco mais sobre nossas soluções para o seu negócio.
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2019/01/agro-tec-320x202.jpg
·          
·          

Fagram abre inscrições para novos cursos de tecnologia em agronegócios e comércio exterior

18/01/2019|Tags: CursosFagramTecnologiaVestibular
A Faculdade de Ciências Agro-Ambientais (Fagram) abriu inscrições para o vestibular de seus novos cursos superiores de Tecnologia em Agronegócios e Tecnologia em Comércio Exterior. O prazo vai até 5 de abril.
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2019/01/clematis-vitalba-99887_1920-320x202.jpg
·          
·          

Boas expectativas para o mercado de algodão

17/01/2019|Tags: Algodão
O Brasil continua como o quarto maior produtor do mundo e, ultrapassando a Índia, deve se tornar o segundo exportador, atrás apenas dos Estados Unidos. Impulsionada pela elevação da área semeada, a safra [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2019/01/article-320x202.jpg
·          
·          

Pecuária leiteira deve respirar mais aliviada em 2019

17/01/2019|Tags: LeitePecuáriaSafra
Após atravessar um 2018 difícil, a pecuária leiteira deve respirar um pouco mais aliviada este ano. A melhora no cenário econômico e a safra recorde de grãos devem fazer com que os próximos meses sejam [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2019/01/Foto-A-320x202.jpg
·          
·          

Novo secretário de Agricultura do Estado do Rio toma posse na UFF

17/01/2019|Tags: AgriculturaGoverno do Rio
A cerimônia de posse do novo secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes, foi realizada no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na ocasião, também tomaram posse os subsecretários Ramon de Paula Neves e Aguinaldo Balom.
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2019/01/syngenta_thumb489428761_842x384_6-320x202.jpg
·          
·          

Mantidas previsões de crescimento para safras 2018/19

11/01/2019|Tags: Safras
A safra deve alcançar 237,3 milhões de toneladas, um aumento de 4,2% no volume frente ao período anterior. A produção nacional de grãos 2018/19 deve ser maior que a registrada no período anterior. [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2019/01/coffee-1291656_1920-320x202.jpg
·          
·          

Café: pesquisa mostra que safra 2018 foi de melhor qualidade

09/01/2019|Tags: Café
Foram ouvidos 280 cafeicultores dos seis maiores produtores do grão no País. A safra nacional de café 2018 foi especial não apenas pelo volume colhido: 61,66 milhões de sacas de 60kg, o maior [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2019/01/nature-213364_1920-320x202.jpg
·          
·          

Novo Mapa pronto para desafios

A ministra deu posse ao secretariado. Falta apenas definir a titularidade para uma das pastas. Foto: Mapa. O Mapa já está com seus quadros praticamente completos para dar início a uma nova gestão [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2019/01/avicultura-320x202.jpg
·          
·          

Exportações de aves e suínos recuam em 2018

04/01/2019
Assim como o setor de aves, os exportadores de carne suína registraram elevações no segundo semestre, como também no último mês do ano. As exportações brasileiras de carne de frango encerram 2018 com [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/Agro1-320x202.jpg
·          
·          

SNA estima safra de soja 2018/19 em 114 milhões de toneladas

03/01/2019|Tags: EstimativasSafaSoja
Tomando por base a última projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Hélio Sirimarco estima que, em função de possíveis quebras, a safra de soja poderá atingir a 114 milhões de toneladas.
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/foto-capa-2-320x202.jpg
·          
·          

Conselho de Economia debate orçamento e metas do novo governo

As restrições orçamentárias para 2019, a necessidade de um ajuste fiscal e as perspectivas do governo de Jair Bolsonaro ganharam destaque no almoço de confraternização do Conselho de Economia da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/coffee-917613_1920-320x202.jpg
·          
·          

Bahia: a estrela da cafeicultura em 2018

Bahia atingiu sua maior produtividade média com 35 unidades por hectare. A Bahia foi um dos destaques na produção cafeeira nacional no ano de 2018. O estado atingiu sua maior produtividade média com [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/OTYweDU0MCwvZmlsZXMvaW1hZ2Vucy8yMDE0MDkvMTQxMTA2NDk2Nzk4MDk5NC5qcGc-320x202.jpg
·          
·          

Pastagens do Centro-Oeste sofrem com percevejo castanho

28/12/2018|Tags: AgriculturaAgronegócioPecuária
Área afetada pelo percevejo castanho. Foto: Fabrícia Torres. Pastagens do Centro-Oeste do País estão sofrendo as consequências do aumento de ataques do percevejo castanho nas últimas semanas. Áreas mal manejadas e solos predominantemente [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/Carne-de-laborat%C3%B3rio-320x202.jpg
·          
·          

‘Novos alimentos’ incentivam tendência de consumo

27/12/2018|Tags: AlimentosInovaçãoTecnologia
Diversas empresas de matriz científica estão investindo na cadeia de alimentos para criar produtos inovadores ou com características diferenciadas. Essas empresas comercializam, por exemplo, produtos que substituem a proteína animal por uma base de origem vegetal.
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/leaf-3269414_1920-1-320x202.jpg
·          
·          

Agronegócio ganha apoio vindo dos céus

O mosaico é um retrato da mesma área de 9 km² do município de Artur Nogueira, SP, em imagens com três resoluções espaciais diferentes. Da esquerda para a direita, a primeira é do satélite [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/boi-mais-um-web-735x400-320x202.jpg
·          
·          

Acre e Rondônia têm último ano de vacinação contra aftosa

A vacinação contra a febre aftosa de todo o rebanho bovino e bubalino estimou alcançar 217,4 milhões de animais. Os estados do Acre, Rondônia e partes do Amazonas e Mato Grosso encerram 2018 [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/glass-1587258_1920-320x202.jpg
·          
·          

Alimentação: maior problema de pecuária leiteira no Brasil

12/12/2018|Tags: AgronegócioEconomiaLeitePecuária
Sem alimentação adequada, animais não atingem todo o seu potencial na produção leiteira - Foto: Alcides Okubo Filho. A alimentação inadequada ou insuficiente do rebanho foi apontada como o problema mais importante da [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/corn-on-the-cob-1690387_1920-320x202.jpg
·          
·          

Safra 18/19 deve se aproximar de recordes

O cultivo de algodão está entre as culturas que terão aumento de área plantada. A safra de grãos 2018/19 deve trazer boas notícias para o agronegócio brasileiro. De acordo com o 3º Levantamento [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/leaf-3269414_1920-320x202.jpg
·          
·          

Manejo Integrado de Pragas pode trazer economia de cerca de R$ 4 bilhões a lavouras de soja no Pais

A pesquisa mostrou que a aplicação destas práticas promoveu uma economia de pouco mais de R$ 125,00 por hectare. Foto: Ivana da Silva. Uma economia bilionária. Esta é a constatação de estudo realizado [...]
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/foto2-320x202.jpg
·          
·          

CNA: cenário para 2019 é de safra maior de grãos, com alta do PIB e do faturamento do agro

05/12/2018|Tags: AgroCNAEstimativas
Estimativas para o agro em 2019 foram anunciadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Brasília, durante entrevista coletiva na sede da entidade.
·         Descrição: https://www.sna.agr.br/wp-content/uploads/2018/12/premioCNA-320x202.jpg
·          
·          

Prêmio CNA Agro Brasil homenageia destaques do agro

05/12/2018
O prêmio CNA Agro Brasil 2018 homenageou, nesta terça-feira, 05/12, as personalidades que atuam em prol da defesa e divulgação do agronegócio brasileiro. Nesta edição, foram premiados: o jornalista Valteno de Oliveira; o pesquisador Evaristo [...]

ANTT publica nova tabela com valores do frete mínimo

18/01/2019|Tags: ANTTTabelamento de frete
A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou hoje (18/1) no Diário Oficial da União (DOU), nova tabela com os pisos mínimos de frete. A Lei 13.703, de 2018, que instituiu a Política Nacional de [...]

Exportações do agro em alta de quase 6% em 2018 ultrapassam os US$ 100 bilhões

18/01/2019|Tags: AgroExportaçõesMAPA
As exportações do agronegócio atingiram o valor recorde nominal de US$ 101.69 bilhões em 2018, com aumento de 5,9% em relação aos US$ 96.01 bilhões exportados em 2017. O recorde anual anterior ocorreu em 2013, [...]

AgRural: colheita de soja 2018/19 no Brasil avança para 6,1% da área e Mato Grosso lidera

18/01/2019|Tags: AgRuralEstimativasSoja
A colheita de soja da safra 2018/19 no Brasil avançou para 6,1% da área total, com aumento de 4% em uma semana e bem acima do 0,80% de um ano atrás e dos 1,2% da [...]

Seminário: Possibilidades do Agronegócio no Estado do Rio de Janeiro

16/01/2019|Tags: AgronegócioRio de JaneiroSeminário
A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e a Associação Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), realizam o seminário “Possibilidades do Agronegócio no Estado [...]

Valor Bruto da Produção fecha 2018 em R$ 569.8 bilhões

15/01/2019|Tags: EstimativasVBP
O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) encerra o ano de 2018 em R$ 569.8 bilhões, menor do que o valor recorde obtido em 2017, de R$ 582.3 bilhões. Os valores da produção de algodão [...]

CNA debate definição de alimentos artesanais

11/01/2019|Tags: AlimentosCNA
Brasília (19/12/2018) – Para discutir os requisitos de definição de alimentos artesanais e a regulamentação do selo ARTE, a Confederação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participou, na terça (18), da primeira reunião do grupo de [...]

Direito Agrário é tema de encontro no Rio

28/12/2018|Tags: ArgentinaDireito agrárioEncontro
Frederico Grechi e Leonardo Pastorino. Foto Divulgação Em visita ao Rio de Janeiro, o professor Leonardo Fabio Pastorino, titular de Direito Agrário da Universidad Nacional La Plata (Argentina) foi recebido esta semana pelo [...]

FPA espera que novo governo resolva problema do Funrural

28/12/2018|Tags: FunruralRefisSTF
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou nota nesta quinta-feira (27/12) sobre a decisão do presidente Michel Temer de não prorrogar, mais uma vez, o prazo de adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural, chamado [...]

Estudo mostra tendência do aumento de álcool produzido do milho em Mato Grosso

26/12/2018|Tags: ConabEtanol de milhoPesquisa
A produção de biocombustível proveniente do milho no Brasil tende a ocupar um lugar de destaque nos próximos anos, se depender da produção do etanol industrializado em Mato Grosso. A conclusão é do Diagnóstico da [...]

Governo aceita propostas da CNA e muda normas sobre segurança e saúde do trabalhador rural

21/12/2018|Tags: CNASegurança no trabalho
O Ministério do Trabalho publicou na quarta (19) alterações da Norma Regulamentadora nº 31, que trata da segurança e saúde do trabalhador das áreas da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. A medida é [...]

Valor da produção da pecuária crescerá 8%

19/12/2018|Tags: PecuáriaVBP
Novas estimativas recém-concluídas pelo Ministério da Agricultura confirmaram a tendência de recuperação do Valor Bruto da Produção (VBP) da pecuária brasileira em 2019. Segundo os novos números da Pasta, as cinco principais cadeias do segmento [...]

Tereza Cristina confirma a nova estrutura e secretário do Ministério da Agricultura

A futura ministra da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), confirmou em comunicado divulgado pela sua assessoria, a nova estrutura da Pasta, com a reforma administrativa do governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Conforme informou [...]

Conselho Nacional de Pecuária de Corte elege diretoria para mandato 2019–2022

13/12/2018|Tags: Pecuária de corte
Aconteceu no dia 11 de dezembro de 2018, na sede da FAESP, a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional da Pecuária de Corte – CNPC, dentre os itens da ordem do dia o CNPC apresentou [...]

Conab estima que safra de grãos será de 238.4 milhões de toneladas

11/12/2018|Tags: ConabEstimativasSafra
O terceiro levantamento da safra de grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que o país deverá colher 238.4 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 10.6 milhões de toneladas em [...]

Artigo: ‘Um outro Ministério da Agricultura’, por Roberto Rodrigues

10/12/2018|Tags: GovernoMinistério da Agricultura
Dentro do novo arranjo administrativo que a equipe de transição do futuro presidente da República está preparando, vem sendo organizado um Ministério da Agricultura (Mapa) muito mais empoderado do que o atual. A mais importante [...]

STF suspende multas pelo descumprimento da tabela do frete

07/12/2018|Tags: CNASTFTabelamento de frete
O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou o pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e suspendeu as multas e indenizações referentes ao eventual descumprimento do tabelamento dos preços mínimos do frete rodoviário. [...]

Brasil pode expandir área agrícola em 43 mil hectares

06/12/2018|Tags: Área agrícolaExportações
O Brasil, que responde por cerca de 7% da produção mundial de grãos, tem potencial para expandir a área cultivável em cerca de 43 milhões de hectares na região do Cerrado. A informação é do [...]

Sítio do Moinho fica em 1º lugar no prêmio Fazenda Sustentável

O Sítio do Moinho ficou em primeiro lugar no prêmio Fazenda Sustentável 2018, oferecido pela Revista Globo Rural. A cerimônia da premiação ocorreu em São Paulo, nessa terça-feira (04/12). O Sítio do Moinho, participante da [...]

Número de ocupados no agro é o maior desde 2016

04/12/2018|Tags: CepeaMercado de trabalho
Após duas quedas trimestrais consecutivas, a População Ocupada (PO) no agronegócio aumentou 1,78% no terceiro trimestre de 2018 quando comparado aos três meses anteriores. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada [...]

Exportações de soja em 2018 já superam 80 milhões de toneladas

03/12/2018|Tags: AnecExportaçõesSoja
As exportações de soja totalizaram 80.1 milhões de toneladas de janeiro a novembro deste ano, segundo levantamento da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), baseado nas cargas que efetivamente partiram dos portos do país [...]

Material escolar ficará 10% mais caro em janeiro; veja 10 dicas para economizar

A advogada Dianne Medeiros costuma reaproveitar os materiais de anos anteriores que estejam em bom estadoA advogada Dianne Medeiros costuma reaproveitar os materiais de anos anteriores que estejam em bom estado Foto: Marcos Ramos / Agência O Globo
Stephanie Tondo
Tamanho do textoA A A
Famílias que quiserem gastar menos com a lista de material escolar das crianças devem fazer as compras ainda este ano, para fugir dos reajustes e aproveitar as liquidações. A estimativa é que os itens pedidos pelas escolas fiquem, em média, 10% mais caros em janeiro, segundo os cálculos da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae). Para ajudar os pais e os responsáveis a gastar menos, o EXTRA reuniu dez dicas de especialistas para as compras antes da volta às aulas.
Haroldo Monteiro, professor de Finanças Corporativas da Pós-Graduação e MBA do Ibmec-RJ, sugere que as compras sejam feitas entre o Natal e o Ano-Novo.
— Depois que passa o Natal, o comércio fica menos aquecido, e pode ser mais fácil encontrar preços melhores — avalia. O especialista recomenda também que os pais evitem itens com personagens de desenhos animados e filmes, em geral mais caros, e reutilizem os materiais de anos anteriores.
A advogada Dianne Medeiros, de 48 anos, já está começando a pesquisar os preços do material escolar para a filha Lara, de 12.
— Prefiro comprar antes de virar o ano, que além de ser mais sossegado, tem preços mais baixos — disse ela, que também busca reduzir os itens da lista: — Aproveito ao máximo o que sobra do ano anterior e evito comprar itens como estojo e pasta todo ano.
A também advogada Manoela Brandão contou que recebe a primeira parcela de seu 13º salário em janeiro. Por isso, tenta comprar nos primeiros dias do mês.
— Busco comprar o mais cedo possível. O ideal é tentar um desconto no pagamento à vista, mas, se não for possível, pode valer a pena parcelar em várias vezes, desde que seja sem juros — sugeriu Monteiro.
Algumas lojas oferecem preços diferentes para compras no atacado, ou seja, mais uma forma de economizar. É o caso da rede Caçula, em que as compras com valor total acima de R$ 750 geram descontos para alguns itens. Um caderno simples, por exemplo, que sairia por R$ 19,53, passa a custar R$ 17,30. A tinta guache (12 cores) cai de R$ 7,23 para R$ 6,40.
A enfermeira Valéria Ribeiro, de 41 anos, este ano vai sugerir ao grupo das mães da escola do filho que as compras sejam feitas em conjunto:
— Podemos aproveitar os preços do atacado, e a lista fica menos pesada financeiramente para todos nós — afirmou.
Planejamento é a chave para gastar menos
De acordo com o responsável pelas relações institucionais da Abfiae, Ricardo Carrijo, a correção nos preços dos itens escolares, no início de 2019, vai ocorrer em função dos reajustes significativos no preço do papel em 2018, que influencia o valor de produtos como cadernos, livros e agendas. Isso sem contar o aumento do dólar, com impacto nos preços dos importados. De 20% a 25% dos materiais escolares vêm de fora do país, segundo a associação.
— É sempre bom antecipar as compras para aproveitar as liquidações dos estoques anteriores — explicou Carrijo.
Por isso, Ricardo Teixeira, coordenador do MBA em Gestão Financeira da FGV, afirmou que o segredo para economizar é se planejar:
— Quem pesquisa, compara os preços e negocia certamente gastará menos.
Haroldo Monteiro, do Ibmec-RJ, concorda:
— Mesmo que a escola ainda não tenha liberado a lista, os pais já podem começar a comprar itens tradicionais, como cadernos, canetas, lápis etc., que sabem que têm que comprar todo ano.
Diferença chega a 564%
Pesquisar e comparar os valores é o primeiro passo para garantir o menor preço nas compras de material escolar. Entre as lojas visitadas pela reportagem, a diferença de valores para o mesmo produto chegou a 564% — um conjunto de quatro lápis pretos custa R$ 3,79 nas Lojas Americanas, mas custa R$ 20,90 na Saraiva. No valor total da lista, a diferença apurada foi de 312,6%, sendo o valor mais baixo encontrado na Caçula, onde os materiais saíram por R$ 87,97. A lista mais cara foi a vendida pela Saraiva, que totalizou R$ 275.
De acordo com o professor Ricardo Teixeira, da FGV, o consumidor deve fazer as contas para verificar se vale a pena comprar cada item separadamente, onde for mais barato, ou adquirir toda a lista na mesma loja e garantir os descontos do atacado:
— Os pais também podem tentar apresentar na loja os preços dos concorrentes e negociar um valor mais baixo.
Segundo o especialista, dezembro é o mês ideal para pesquisar, enquanto as lojas ainda não lançaram as campanhas de volta às aulas.
— Quanto antes os pais forem às compras, menor a chance de os preços serem pressionados pela inflação.
Setor espera crescimento nas vendas
Mesmo com a situação econômica do país, a Abfiae espera um crescimento de 5% nas vendas no período de volta às aulas de 2019, em com comparação com a mesma época deste ano.
— Estamos bastante otimistas e apostando que o consumo vai retornar forte em 2019 — afirmou Ricardo Carrijo, responsável pela área de relações institucionais da associação.
Segundo ele, o auge das vendas do setor ocorre de novembro a fevereiro, de modo que o desempenho da indústria nesse período é decisivo para as empresas.