PREVISÃO DO TEMPO REAL DAS CHUVAS ATUALIZADAS DIA A DIA

RELÓGIO CARBÔNICO QUE DIARIAMENTE MEDE OS GASES PROVOCADOS DA TERRA PARA OS ARES DOS CÉUS CAUSANDO SECAS E INUNDAÇÕES EM DIFERENTES PARTES DO MUNDO CONFIRA AQUI TEMPO EM VAZANTE DISTRITO DE DIAMANTE PB
PREVISÃO DO TEMPO DIÁRIO O O GLOBO TERRA Selecione o fuso horário da sua região para escutar os enunciados da hora falada de 10 em 10 segundos.

Devido à codificação do áudio, velocidade e tráfego de dados, podem ocorrer diferenças.

Ao selecionar um fuso, pode levar alguns segundos até o início da transmissão.

A Rádio DSHO/ON requer suporte ao HTML5.

UTC(ONRJ) - 2 Arquipelago de São Pedro e São Paulo, Atol das Rocas, Fernando de Noronha, Martin Vaz e Trindade
UTC(ONRJ) - 3 Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhao, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins
UTC(ONRJ) - 4 Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima
UTC(ONRJ) - 5 Acre e oeste do Amazonas

RELÓGIO CARBONICO loteria Fed eral +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ VISITANTES DO BRASIL
Contador de visitas
HOROSCOPO DIARIO ASTRÓLOGA ESPIRITUAL SEVERINA BÁRBARA CAJAZEIRAS PB RADIO TABAJARA FM JOÃO PESSOA PB RADIO TABAJARA FM JOÃO PESSOA PB Radio FM — Rádio Tabajara
Você está aqui: Página Inicial > Rádio ao vivo > Radio FM
Você está aqui: Página Inicial > Rádio ao vivo > Radio FM

Radio FM

domingo, 24 de maio de 2015

24 DE MAIO DE 2015 NOTICIAS DOS BLOGS PARCEIROS

MATÉRIAS DOS MUNICÍPIOS COM OS EVENTOS SOCIAIS RELIGIOSOS ESPORTIVOS E CÍVICOS.

NOTICIAS  DOS BLOGS  PARCEIROS  AQUI  NO BLOG DO GRANDE JORNAL DO ESTADO PB

Vazam fotos da autópsia da funkeira assassinada pelo noivo no RJ. Imagens fortes!

...emJornal Folha VIP de Cajazeiras - Há 14 minutos
Vazaram na web fotos impressionantes do momento em que a funkeira “ex-Gaiola das Popozudas”, Amanda Bueno passava pela autópsia no IML de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Familiares da dançarina estão inconformados com a invasão de privacidade. Revoltada, a irmã da vítima disse que vai levar o caso do vazamento das fotos à Justiça. “Isso era uma coisa privada, que não podia sair lá de dentro, foi um desrespeito. Não podiam sair passando essas fotos de mão em mão”, comentou ela em entrevista ao site G1. Ela ainda conta que, para impedir que as pessoas vissem a dançarina deformada,... mais »

Governador da Paraíba ao 'É Notícia': ajuste fiscal deve contemplar quem tem mais poder aquisitivo

...emJornal Folha VIP de Cajazeiras - Há 14 minutos
No programa *É Notícia* deste *domingo (24)*, a apresentadora Amanda Klein recebe o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Durante a conversa, o convidado disse que a oposição e o Congresso impediram a presidente Dilma Rousseff de governar desde o início de seu segundo mandato. "A presidente Dilma está buscando começar o segundo mandato porque, desde o primeiro dia existia claramente uma tentativa de não permitir que ela governasse." Para ele, "o bom senso nas Casas está voltando", mas as movimentações políticas pelo impeachment de Dilma e algumas medidas do Congresso "a... mais »

Fusão do DEM e PTB poderá obrigar suplentes formar “chapão” com vereadores carimbados em Cajazeiras

...emJornal Folha VIP de Cajazeiras - Há 14 minutos
Em entrevista hoje, domingo (24), ao programa Trem das Onze, da Rádio Alto Piranhas, o vice-prefeito Junior Araújo (PTB), respondeu diversas indagações e falou sobre a fusão do DEM com o PTB nacional, que está em processo adiantado de conversações e que nos próximos dias será levado ao TSE, para homologação. Caso venha a se concretizar a fusão das legendas DEM e PTB, no cenário de Cajazeiras, poderá levar os pré-candidatos a vereadores e suplentes de vereadores filiados aos partidos citados com menos poder aquisitivo e os mesmos serviços prestados - formar um 'chapão' com vereado... mais »

Prefeitura de Cajazeiras continua realizando abastecimento de água através de carros-pipa

...emJornal Folha VIP de Cajazeiras - Há 14 minutos
A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural continua realizando abastecimento de água, através de carros-pipas nas comunidades rurais do município. O secretário Arcanjo Neto visita diariamente várias comunidades. Os sítios: Boa Vista, Lagoa de Lages e os distritos de Serra da Arara e Divinópolis foram contemplados recentemente com abastecimentos. Na quinta-feira (21), Divinópolis recebeu dois caminhões-pipa que distribuíram cerca de 20 mil litros de água. Arcanjo disse que, o abastecimento de água é uma das prioridades da Secretaria de Desenvol... mais »

Wellington e Caio Roberto acordam com Ricardo Coutinho e levam PR a apoiar governo na AL

...emJornal Folha VIP de Cajazeiras - Há 6 horas
O deputado federal Wellington Roberto e, o deputado estadual, Caio Roberto fecharam acordo de apoio do Partido da República ao Governo Ricardo Coutinho na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. A reunião entre os parlamentares e o governador aconteceu no último sábado (23) na Granja Santana com a presença do deputado estadual Gervásio Maia. Com a decisão dos deputados, o governador Ricardo passa a ter apoio de 22 parlamentares no Poder Legislativo. - A composição entre os deputados Wellington e Caio Roberto e o governador Ricardo Coutinho traduz uma nova fase entre eles ... mais »

Polícia Militar prende mulher armada em forró na cidade de Cajazeiras

...emJornal Folha VIP de Cajazeiras - Há 6 horas
Uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas de rotina pelas imediações do Bairro Conjunto do IPEP, na região do Sol Nascente – Zona Norte de Cajazeiras, onde uma festa acontecia, e em dado momento, os policiais resolveram fazer uma abordagem num grupo de pessoas no referido local, porém, em demasiada demonstração de nervosismo uma mulher fora indagada se estava armada, a mesma respondeu que sim, entregou a arma e foi conduzida para a Delegacia de Polícia. O fato se deu na noite do último sábado (23), para a madrugada deste domingo (24). Sandra Soares foi presa por porte i... mais »

Bandidos arrombam Procuradoria Geral do Estado; polícia coloca até o Acauã no encalço

Silvano Silva ✔emBlog do SilvanoSilva - Há 8 horas
A Procuradoria Geral do Estado da Paraíba no Centro de João Pessoa, foi arrombada neste sábado (23). A polícia só foi chamada no início da tarde e até o helicóptero Acauã foi acionado para localizar os bandidos. De acordo com o tenente Tavares, a polícia recebeu uma denúncia de que o prédio teria sido violado e uma guarnição precisou pular o muro para entrar no local. “Violaram provavelmente uma janela ou porta”, apontou destacando que segundo os primeiros registros dos policiais, os bandidos levaram uma TV de LCD e um computador. A ação acontece neste momento (12h49) e o tene... mais »

Implementação do Código Florestal ainda é desafio, dizem ONG

Silvano Silva ✔emBlog do SilvanoSilva - Há 8 horas
O Código Florestal (Lei 12.651/12) completa três anos no dia 25 de maio, mas ainda enfrenta alguns desafios para a sua efetiva implementação, segundo estudo coordenado pela Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Inovacar), promovida pela Conservação Internacional (CI-Brasil), com apoio do WWF-Brasil, integrantes do Observatório do Código Florestal. Cristiano Vilardo, da CI-Brasil, explica que o estudo foi feito com 21 estados entre os meses de março e maio deste ano. Entre os problemas relatados pelos gestores estaduais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) está a... mais »

Estudante universitário mata a mãe a facadas e diz se chamar “Lúcifer”

Silvano Silva ✔emBlog do SilvanoSilva - Há 8 horas
Vinícius era residente de nutrição no Hospital das Clínicas. O estudante de nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), Vinícius Pereira Leite, 26 anos, que matou a mãe a facadas no fim da tarde desta quarta-feira (20), disse à polícia que se chamava “Lúcifer”, ao ser perguntado sobre seu nome. O delegado Maurício Massanobo Kai, responsável pelo caso, contou ao G1 que ao ser levado para a delegacia Vinícius estava totalmente transtornado. A família do jovem disse que ele começou a apresentar comportamento estranho e, há cerca de um mês, iniciou tratamento psiquiátrico. Por isso... mais »

Malafaia culpa PT por roubalheira

Silvano Silva ✔emBlog do SilvanoSilva - Há 8 horas
[image: Vídeo: Malafaia culpa PT por roubalheira]Em resposta ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que acusou pastores neopentecostais de culpar o diabo por coisas ruins, Silas Malafaia, líder da Igreja pentecostal Assembleia de Deus Vitória em Cristo, acusou o político de saber sobre “roubalheira e cachorrada” cometida por seu partido e de mentir ao povo brasileiro. O vídeo publicado na página oficial do pastor no Youtube nesta sexta-feira tem mais de três minutos. Malafaia responde ao ex-presidente dizendo que ele “não entende nada de igreja evangélica”, já que a respo... mais »

Gestão de Roberto Feliciano em Sapé dribla crise, conclui e entrega unidades habitacionais a beneficiários

Silvano Silva ✔emBlog do SilvanoSilva - Há 9 horas
[image: Secretária Viviane Paiva entrega unidades habitacionais em Sapé]Secretária Viviane Paiva entrega unidades habitacionais em Sapé Na manhã desta sexta-feira (22) a Prefeitura de Sapé, Zona da Mata da PB, através da Secretaria de Desenvolvimento Social fez a entrega de 12 unidades habitacionais do Projeto de Habitação do PAC. Todos os beneficiários de baixa renda, que em sua maioria já vinham sendo assistidos pela pasta com o Programa Auxílio Aluguel receberam as chaves de suas moradias próprias. *Leia também: Prefeito Roberto Feliciano destaca avanços das políticas públicas em... mais »

Jornalista do New York Time viita o Presidio Regional de Sapé

Silvano Silva ✔emBlog do SilvanoSilva - Há 9 horas
O Presidio Regional de Sapé teve a honra de receber nesta quinta feira (21-05-15) a jornalista Taylor Barnes do The New York Times. O gestor Prisional Silva Neto falou sobre sua vida, como ocorreu o processo de ressocialização pelo qual passou e de como esse processo influencia hoje em sua gestão. A jornalista foi acolhida pelos reeducandos com palmas, música e poesia, ressaltando o que todo o Brasil já sabe: O Presídio Regional de Sapé respira RESSOCIALIZAÇÃO. A jornalista visitou a cela IV do Presídio e conversou com alguns reeducandos. Em seguida foi recepcionada na Bibliotec... mais »

AloComunidade 195 MARINHO MENDES

Dalmo OliveiraemRÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES - Há 23 horas
Nesta edição o combativo promotor de justiça Marinho Mendes fala porque é contrário à tese da redução da maioridade penal. Tem ainda a música do guarabirense Zé Katimba. Produção e apresentação de Dalmo Oliveira. Locução de Beto Palhano. Sonoplastia de Maurício Mesquita.

INSTITUTO ALFA: CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

ADAILTON RODRIGUES (TIM)emBLOG DO TIM - Há um dia
O Instituto Alfa atua na realização de cursos de Pós Graduação e Complementação Pedagógica, em parceria com Instituições parceiras e com cursos reconhecidos pelo MEC. Faça sua matrícula pelo telefone: 33 – 37394073 ou pelo e-mail: adailtonrodrigues@yahoo.com.bre ganhe descontos especiais.

Em nota: membro da família Braga esclarece notícia envolvendo seu irmão e desmente prisão

Ary RamalhoemBlog do Ary Ramalho - Há um dia
O empresário e diretor executivo da Rádio Sanhauá, Thiago Braga, emitiu nota na tarde desta quinta-feira (21) o que realmente aconteceu com seu irmão, Wilson Leite Braga Neto. Segundo ele, alguns veículos da imprensa chegaram a divulgar a prisão do seu irmão por tráfico de drogas de forma equivocada. As matérias teriam sido publicadas por sites de notícias do estado, com base no texto divulgado pela Secretária de Comunicação do estado da Paraíba (Secom-PB), diziam que Wilson Neto e mais quatro estudantes estavam no interior de um carro, onde estavam preparando e pesando maconha, qu... mais »

Capotamento deixa saldo de dois jovens mortos em Santana de Mangueira, no Sertão paraibano

...emJornal Folha VIP de Cajazeiras - Há um dia
Dois jovens naturais da cidade de Santana de Mangueira, no Sertão da Paraíba, tiveram morte instantânea após um capotamento na PB-306, no início da noite da última sexta-feira (22). As vítimas foram identificadas pelos nomes de Carlos Pereira de Sousa, 28 anos, conhecido pelo apelido de “Moquinho de Vilma” e seu primo, Cícero Pereira de Sousa, 29 anos, conhecido por “Cicinho de Tião”. Segundo as informações, os jovens seguiam com destino ao Sítio Genipapo, onde iam visitar seus familiares, porém na altura do Sítio Picos, cerca de 8 quilômetros distantes da cidade, Cicinho que... mais »

Tribunal de Justiça da PB condena 40 ex-gestores por improbidade. Confira lista!

...emJornal Folha VIP de Cajazeiras - Há um dia
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) divulgou, nesta sexta-feira (22), o 2º lote de sentenças referente ao julgamento de ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, dos processos relacionados pela Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), neste ano de 2015, que envolve processos que foram distribuídos até dezembro de 2012. Nesta etapa do mutirão, cerca de 40 ex-gestores, entre ex-prefeitos, vereadores e secretários paraibanos foram condenados. Ao todo, o grupo especial de juízes e assessores julgou 68 processos, dos quais 24 réus foram abso... mais »

Locutor de rádio comunitária é homenageado em Rondônia

RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES FMemRÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES - Há um dia
Weverton Carneiro é comunicador da Rádio Comunitária Alto Alegre FM, da cidade de Alto Alegre dos Parecis, em Rondônia. Ele foi homenageado como um dos melhores locutores do ano de 2014. “Estas pessoas são responsáveis por levar a música e a alegria até a sua casa. Eles são apenas simples colaboradores, não são profissionais, mas fazem o máximo e se esforçam para manter a qualidade e a responsabilidade como se fossem verdadeiros profissionais. São pessoas da comunidade que em outras rádios jamais teriam a oportunidade de estar atrás de um microfone, comunicando e deixando as pessoa... mais »

Adding new expressions to Blogger templates

noreply@blogger.com (A Googler)emBlogger Buzz - Há um dia
Blogger's template engine is powered by a flexible editing language, consisting of a set of Widget Tags which use expressions to conditionally change the output HTML for each post and page on your blog. Using these expressions, you can customize the HTML output of your blog, to adjust the look and feel. You could, for example, show an image behind the header, but only on the homepage. Or add a flower icon, next to a post's title, if the post has the 'Flower' label. You can customize your blog's template under Settings > Template > Edit HTML. You can customize your template’s mark... mais »

Dois jovens morrem vítimas de acidente de carro, entre Santana de Mangueira e Manaíra

Ary RamalhoemBlog do Ary Ramalho - Há um dia
*Carlos Pereira de Sousa('Moquinho") Foto reprodução grupo de WhatsApp* Os jovens Carlos Pereira de Sousa, conhecido como “Moquinho”, 28 anos, e Cicero Pereira de Sousa, mais conhecido como “Cicinho de Tão Leônidas” 27 anos, morreram vítimas de um acidente, envolvendo um veículo Corsa Sedan, de cor bege e placa DUN 8545- Distrito Federal. Cicero Pereira de Sousa("Cicinho") Foto reprodução grupo de WhatsApp O acidente ocorreu, no final da tarde desta sexta-feira(22), entre as cidades de Santana de Mangueira e Manaíra, nas proximidades do sítio Picos, que fica localizado na zona r... mais »

TODOS POR TODOS LUTA PELO O DESARMAMENTO NO BRASIL

MATÉRIAS DOS MUNICÍPIOS COM OS EVENTOS SOCIAIS RELIGIOSOS ESPORTIVOS E CÍVICOS.

CRISTÃOS EXECUTADOS NO ORIENTE MÉDIO TEMOS QUE REZAR MUITO MEU POVO

MATÉRIAS DOS MUNICÍPIOS COM OS EVENTOS SOCIAIS RELIGIOSOS ESPORTIVOS E CÍVICOS

Cerca de 30 possíveis cristãos etíopes são executados pelo Estado Islâmico

eiO grupo Estado Islâmico (EI) publicou neste domingo um vídeo mostrando cerca de trinta homens, supostamente cristãos etíopes, sendo executados por jihadistas na Líbia.
O vídeo, de 29 minutos, postado em sites jihadistas, mostra um grupo de pelo menos 16 homens decapitados em uma praia e um outro grupo de 12 pessoas baleadas à morte em uma área de deserto. Eles são identificados como membros da “Igreja etíope inimiga”.
Os Estados Unidos condenaram “nos termos mais enérgicos o brutal assassinato dos cristãos etíopes por parte de terroristas” ligados ao EI na Líbia, em um comunicado do Conselho de Segurança Nacional.
Em meados de fevereiro, o EI divulgou um vídeo que mostra a decapitação em uma praia de 21 homens, a maioria confissão copta egípcia, com uma produção semelhante ao vídeo divulgado neste domingo.
Os 12 homens, com roupas laranja, são levados para a praia antes de serem colocado no chão e decapitados com uma faca. Enquanto isso, em uma área de deserto, 16 homens vestidos de preto são mortos à queima-roupa.
Um homem vestido de preto falou em inglês, enquanto os outros algozes, um atrás de cada prisioneiro, aparecem completamente vestidos em trajes militares, e permanecem em silêncio. Todos estão mascarados.
Ele, segurando uma arma, ameaça matar os cristãos que não se converterem ao Islã.
As imagens das execuções concluem o vídeo de 29 minutos. Antes, homens apresentados como cristãos sírios aparecem explicando que os jihadistas lhes deram a opção de se converterem ao Islã ou pagar uma multa, e que eles decidiram dar dinheiro.
O vídeo, que ostenta o logotipo da EI, não especifica como ou onde as vítimas foram capturadas. Lembra a gravação que o grupo jihadista transmitiu em meados de fevereiro, em que mostrava a decapitação de 21 homens em uma praia, a maioria egípcios de confissão copta cristã.
– Etiópia, atacada -É a primeira vez que o EI filma a execução de etíopes, um país da África Oriental.
Quase dois terços de sua população é cristã, principalmente ortodoxos coptas, uma comunidade que diz viver no chifre da África desde o século I.
Muitos etíopes fugiram de sua terra natal em busca de trabalho, principalmente com destino à Líbia, onde havia muita mão-de-obra estrangeira antes que o país mergulhasse no caos após a queda do regime de Muammar Khadafi no final de 2011.
Os etíopes também se dirigem à Líbia para, a partir de suas costas marítimas, partirem numa perigosa viagem para a Europa, através do Mediterrâneo.
O EI controla áreas inteiras da Síria e do Iraque, onde proclamou um califado, em que multiplica assassinatos e execuções. Alguns desses atos são filmados em vídeo e transmitidos – como o deste domingo – como forma de propaganda para os jihadistas.
O grupo ultrarradical fincou raízes na Líbia se aproveitando da desordem em um país onde milícias armadas vagueiam e dois governos rivais tentam se impor. Os jihadistas controlam, entre outras áreas, a região de Sirte, uma cidade costeira a cerca de 450 quilômetros a leste da capital Trípoli.
A ONU tenta desde março mediar entre as duas potências rivais, organizando reuniões como a que ocorre neste domingo na cidade marroquina de Skhirat, perto de Rabat.
O mediador da ONU, Bernardino Leon, disse no Marrocos que as informações ainda “não confirmadas” de novas “atividades terroristas do EI” são “muito preocupantes”.
O chefe da Igreja Anglicana, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, viajou para o Egito para oferecer suas condolências após a decapitação de 21 coptas em fevereiro. Foi agendado um encontro com o presidente Abdel Fattah al-Sissi, o grande imã de al-Azhar, a mais alta autoridade sunita do país, e do papa Copta Teodoro II. (UOL)

NOVO VÍRUS NOS ESTADOS UNIDOS MATOU A PRIMEIRA VÍTIMA ESTE É PIOR QUE O MOSQUITO DA DENGUE E MUITO

MATÉRIAS DOS MUNICÍPIOS COM OS EVENTOS SOCIAIS RELIGIOSOS ESPORTIVOS E CÍVICOS.

Novo vírus faz primeira vítima letal nos Estados Unidos

O homem infectado tinha mais de 50 anos e havia sido mordido várias vezes por carrapatos dias antes de ficar doente

 - Atualizado em 
Fotografia de um carrapato agarrado na pele
Considerando-se que os vírus desse grupo estão ligados a carrapatos ou mosquitos em certas partes da Europa, da Ásia e da África, o vírus 'Bourbon' também poderia usar os mesmos vetores(Ashley Prytherch/Royal Surrey County Hospital NHS Foundation Trust1/VEJA)
As autoridades sanitárias americanas anunciaram nesta sexta-feira a descoberta de um novo vírus, que teria causado a morte de um homem no estado do Kansas, em 2014. O vírus Bourbon, assim batizado em referência ao nome do condado onde o paciente vivia, faz parte do grupo conhecido como Thogoto vírus(Thov), informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
Esta é a primeira vez que um vírus dessa família causa uma doença com desfecho fatal em um humano nos Estados Unidos, e apenas o oitavo caso conhecido de infecção por um Thogoto vírus com sintomas em pessoas.
Considerando-se que os vírus desse grupo estão ligados a carrapatos ou mosquitos em certas partes da Europa, da Ásia e da África, o vírus Bourbon também poderia usar os mesmos vetores. O homem infectado tinha mais de 50 anos e havia sido mordido várias vezes por carrapatos dias antes de ficar doente, relatou o CDC.
LEIA TAMBÉM:
Diagnóstico - Como os resultados de inúmeros testes deram negativo para um amplo leque de doenças infecciosas, uma amostra do sangue do paciente foi enviada para análises suplementares em um laboratório do CDC.
Os testes iniciais detectaram a presença de um vírus não identificado. Depois de utilizar uma tecnologia molecular avançada de detecção, os pesquisadores do CDC concluíram que se tratava de um novo vírus.
Os médicos que atenderam o homem no Kansas encontraram um carrapato cheio de sangue em seu ombro. Alguns dias depois, ele ficou doente, com febre e dor de cabeça, segundo o estudo publicado no periódico Emerging Infectious Diseases do CDC.
Apesar do tratamento, seu estado se agravou, comprometendo, sobretudo, suas funções renais. O paciente também não conseguia mais respirar sem a ajuda de aparelhos e morreu 11 dias depois do aparecimento dos sintomas.
(Com Agência France-Presse)

A GUERRA NO ORIENTE MÉDIO OS GUERREIROS MEMBROS DO ISLÃ ALGUNS PROMETEM DESTRUIR COM O IDIOMA DE JESUS CRISTO É FALOU EM JESUS É FUZILADO

MATÉRIAS DOS MUNICÍPIOS COM OS EVENTOS SOCIAIS RELIGIOSOS ESPORTIVOS E CÍVICOS.




Terror do EI ameaça acabar com idioma de Jesus Cristo

Não só os cristãos iraquianos estão correndo risco de vida. O aramaico falado por parte deles, uma das línguas vivas mais antigas do mundo, corre sério risco de desaparecer, vítima da insanidade irracional dos extremistas sunitas

Por: Diego Braga Norte - Atualizado em 
Cristãos iraquianos que fugiram da violência na aldeia de Qaraqush, a leste da província de Nínive, descansam na igreja São José, na cidade curda de Erbil, na região autônoma do Curdistão iraquiano
Cristãos iraquianos que fugiram da violência em Qaraqush descansam na igreja São José, na cidade curda de Erbil(Safin Hamed/AFP)
O violento avanço dos terroristas do Estado Islâmico (EI) está ceifando não apenas a vida dos iraquianos, mas também bens culturais. Um idioma ameaçado pela insanidade assassina dos jihadistas é o aramaico. O Iraque tem uma população de cerca de 20.000 pessoas, majoritariamente cristãos, que ainda falam o neo-aramaico assírio, evolução da língua usada por Jesus Cristo há mais de 2.000 anos. O prestigiado linguista americano Ken Hale certa vez afirmou que o prejuízo causado pela extinção de uma língua equivale à detonação de uma bomba no museu do Louvre. Em outras palavras, a morte de um idioma significa também o desaparecimento de um sistema cultural inteiro, com seus padrões de pensamento, oralidade, musicalidade e narração histórica.
Segunda as últimas estimativas disponíveis, ainda da década de 1990, portanto antes da Guerra do Iraque e da tensa ocupação americana, a população falante de aramaico no mundo era de 500.000 pessoas - sendo que metade vivia no norte iraquiano. Hoje os especialistas são unânimes em afirmar que a sondagem da década de 1990 era um exagero e que o quadro atual é desanimador. Estima-se que haja no mundo todo apenas 30.000 pessoas que falam aramaico, sendo que dois terços são iraquianos que habitam o norte do país.
A situação do aramaico ficou ainda mais delicada após a queda das cidades de Mosul, Qaraqush, Tel Kepe e Karamlesh, invadidas pelos jihadistas sunitas. Localizadas na província de Nínive, no norte do país, nessas cidades e em pequenas vilas próximas delas, estavam as únicas escolas primárias e secundárias de aramaico do Oriente Médio, que foram abandonadas às pressas. Segundo os especialistas, a existência de escolas regulares é uma condição sine qua non para a perpetuação de uma língua. Sem as instituições de ensino, a língua fica restrita somente a sua forma oral e enclausurada no ambiente familiar. Com isso, o idioma vai perdendo força rapidamente, podendo sumir em poucas gerações. Fugindo da morte, os cristãos falantes de aramaico dispersaram-se pela região. Os sobreviventes se refugiaram no Curdistão e umas poucas famílias mais abastadas foram para a Turquia. "Há cada vez menos crianças falando a língua. É uma queda considerável para uma língua que já foi universal", atesta Ross Perlin, diretor da fundação Endangered Language Alliance, que estuda e tenta preservar idiomas ameaçados de extinção.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o professor Steve Fassberg, especialista em aramaico da Universidade Hebraica de Jerusalém, o desaparecimento do idioma seria particularmente prejudicial para aqueles que, como ele, estudam o cristianismo primitivo e o desenvolvimento do pensamento cristão após a fundação da Igreja Católica. A morte do aramaico atrapalharia também o estudo de outras línguas e dialetos semitas que são pouco falados ou já foram extintos no Oriente Médio, Norte da África e Ásia Menor. Ross Perlin lembra que o aramaico foi extremamente relevante ao longo da história. "O aramaico era o inglês da sua época, era a língua franca falada do Egito à Índia", explica.
Profeta Jonas
Na lógica nefasta dos jihadistas sunitas que tentam criar uma nação teocrática islâmica em uma região entre o Iraque e a Síria, muçulmanos xiitas, cristãos, yazidis e outras minorias têm apenas três opções: converter-se, fugir ou serem mortos. Por onde o grupo passa, deixa para trás um rastro de ódio, violência e destruição: em Mosul, a segunda maior cidade iraquiana, os jihadistas destruíram a mesquita Nabi Younis, que estava construída sobre um sítio arqueológico de quase 3.000 anos, do século VIII a.C.
O local era conhecido por abrigar a tumba de Jonas, aquele que no Antigo Testamento é retratado como o profeta que foi engolido por uma baleia durante uma tempestade. A parábola da baleia é cultuada tanto pela tradição judaico-cristã como pela islâmica e o profeta Jonas é inclusive citado no Alcorão, o livro sagrado do Islã. Nabi Younis não foi o único templo destruído pelos jihadistas; eles também botaram abaixo a mesquita Imã Aoun Bin al-Hassan, em Mosul, e explodiram dezenas de igrejas católicas e locais sagrados sunitas por onde passaram no Iraque e na Síria. A desculpa para tamanha intolerância é sempre a mesma: os locais eram considerados pontos de apostasia da fé islâmica sunita.
Língua de Jesus - De acordo com os especialistas ouvidos pelo site de VEJA, a língua materna de Jesus - que também falava hebraico - era o aramaico, idioma que deixou marcas no Novo Testamento. Originalmente escrito em grego koiné (versão arcaica do grego), os livros que compõe a segunda parte da Bíblia cristã contêm palavras em aramaico ou derivadas do idioma de Jesus. Em uma passagem marcante do Evangelho de Mateus (27:46), por exemplo, Jesus, pregado na cruz, indaga: 'Eli, Eli, lamá sabactâni?' (Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?). As palavras em aramaico resistem em muitas traduções atuais da Bíblia, inclusive em português.
Porém, como as línguas evoluem ao longo dos anos, o aramaico que Jesus falou não soaria como o aramaico falado hoje, conhecido pelos linguistas pela denominação de neo-aramaico assírio. "A linguagem se desenvolveu ao longo dos últimos dois mil anos e também foi influenciada pelo vocabulário de línguas muito próximas geograficamente, como o árabe, o turco e o persa", explica Fassberg. Em 2004, o filme A Paixão de Cristo, uma sanguinolenta versão do astro hollywoodiano Mel Gibson para a via-crúcis, teve os diálogos em aramaico. Mas a empreitada atraiu críticas de linguistas e historiadores puristas justamente por levar à tela a versão moderna do idioma.
LEIA MAIS:
História - Com uma história que remonta há mais de 3.000 anos, a língua aramaica era falada por povos nômades que vagavam numa área que hoje é o território da Síria. Depois, o idioma se popularizou no Oriente Médio por ser a língua oficial do Império Assírio, um dos mais importantes da antiguidade, que dominou a região entre 2000 a.C. e 600 a.C.. Muitos séculos depois, entre os anos 336 a.C. e 323 a.C., o macedônio Alexandre, o Grande, conseguiu impor o idioma grego como língua oficial dos territórios que comandava - terras dos Balcãs, na Europa, à Índia, incluindo Egito, Mesopotâmia, Pérsia e outras regiões do Oriente Médio. Mesmo perdendo o status de idioma oficial, o aramaico sobreviveu e prosperou.
Na época de Jesus Cristo, o aramaico era uma das línguas mais faladas da região, junto com o hebraico e o grego koiné. Depois, com o aparecimento da língua árabe (por volta do século IV) e, sobretudo, com a ascensão do islamismo (no século VII), o idioma começou a perder força. Especialistas apontam que o aramaico perdeu relevância ao longo dos séculos porque não era associado diretamente a nenhuma religião e a nenhum império. Os impérios e califados islâmicos disseminaram a língua do Corão, o árabe; o Império Romano adotou o catolicismo como religião oficial e disseminou o latim, que por séculos ficou identificado como a língua dos católicos.
SAIBA MAIS:
Há no meio acadêmico especializado um debate sobre como chamar a língua em sua versão atual, de neo-aramaico assírio, siríaco ou apenas aramaico. De maneira geral, os linguistas tendem a se referir à linguagem falada como neo-aramaico e à escrita como siríaco. Porém, independentemente do nome, todos estão de acordo sobre o seu inestimável significado cultural e sobre a necessidade de preservá-la. Qualquer tentativa nesse sentido, contudo, dependerá do combate ao Estado Islâmico, que persegue com brutalidade seu plano de instalar um califado nos territórios da Síria e do Iraque pelos quais avança.