LANÇAMENTO OFICIAL DO GRANDE JORNAL DO ESTADO 08 DE ABRIL 2018

LANÇAMENTO  OFICIAL DO GRANDE JORNAL DO  ESTADO 08 DE ABRIL 2018
A IMPRENSA BRASILEIRA COMPLETA HOJE 210 ANOS DE EXISTENCIA 1808 2010 ESPEICIAL DO GRANDE JORNAL DO ESTADO PB

sexta-feira, 6 de março de 2015

O ALMANAQUE DO SERTÃO DO ANO 2015 PUBLICOU UMA MATÉRIA SOBRE A ÁGUA SALGADA DO MAR E DOS OCEANOS


Por que não dessalinizar a água do mar?

18 de fevereiro de 2015 às 12:03 por Redação Climatempo
por Maira Di Giamo

A dessalinização da água do mar já é uma alternativa de abastecimento usada em muitos países. Porém, no Brasil o uso dessa tecnologia ainda é muito pequeno. O processo de dessalinização pode ocorrer de duas formas. A primeira é através da evaporação e condensação: a água do mar é aquecida e evapora. O sal permanece no recipiente e apenas a água pura vira vapor. Depois, o vapor é resfriado e condensado, e volta a virar líquido. Esse processo é utilizado em alguns países com maiores reservas energéticas como o Oriente Médio, porque se gasta muito mais energia.



O outro processo, que é o mais utilizado no mundo, é o da osmose reversa, onde a água do mar passa com alta pressão por uma membrana que retém as partículas sólidas. O procedimento também tem custos altos devido à energia gasta e as membranas, que apesar de terem ficado mais baratas ultimamente, ainda tem um custo elevado.

O transporte da água deixa o procedimento ainda mais caro. Trazer água para cidades como São Paulo, que estão cerca de 700 metros acima do nível do mar é inviável. O bombeamento precisaria de muita energia elétrica.  Já em cidades litorâneas como o Rio de Janeiro a opção é boa. Em meio à crise hídrica, dessalinizar água no Rio de Janeiro seria uma boa opção inclusive para aliviar a bacia do Paraíba do Sul, que também é utilizada pelo estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS VISITANTES PODEM NOS ENVIAR SUAS SUGESTÕES MATÉRIAS E COMENTÁRIOS DESDE QUE SEJA LIGADO A CULTURA O LAZER DADOS HISTÓRICOS DE SUA COMUNIDADE CIDADE ESTADO OU PAÍS OBEDECENDO A ÉTICA DE JORNALISMO QUE SE TRATA ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO UM SETOR DE PROMOÇÃO SOCIAL PARA TAMBÉM REGISTRAR AS BOAS COISAS DESTE PAÍS. E AQUI FAZEMOS O POSSÍVEL PARA SER APOLÍTICO AGRADECEMOS A ACEITAÇÃO DOS NOSSOS VISITANTES