Concertos do Nordeste se despede de Fortaleza
Uma noite memorável marca o final do Concertos do Nordeste na capital cearense
O festival de música erudita que agrega também as raízes
tradicionais, movimentou por dois finais de semana o Theatro José de
Alencar, um dos mais belos e históricos teatros do país, com oficinas,
debates e apresentações musicais.
A fase final do projeto iniciou durante a
tarde do sábado, (02) com mais um momento de formação e troca de
experiências, onde Mário Ficarelli (SP) continuou o bate papo iniciado
no dia anterior sobre Composição Contemporânea. Na ocasião o compositor e
educador pôde passar aos participante um relato das experiências
adquiridas em quase meio século de vivência musical, um pouco de
história, sonhos, técnicas e sons espaciais, ilustrando com composições
suas e de artistas renomados do cenário erudito, traçando um paralelo
entre a música e o universo que nos cerca.
A programação seguiu durante a noite com
as apresentações musicais, a primeira delas foi da Orquestra
Afrosinfônica (BA), que trouxe uma fusão da africanidade – enraizada na
cultura baiana e brasileira – com os conceitos sinfônicos da Europa e
América, unindo o peso e as nuances sinfônicas à personalidade
particular dos arranjos africanos. Com a magia rítmica criada pelos
batuques e o belíssimo canto do naipe de vozes femininas, o espetáculo
ainda contou com uma dança executada pela cantora Nara Couto, que
encantou o público presente.
A segunda atração foi a Camará Ensemble
(BA), que levou aos espectadores uma vasta gama musical composta por
artistas brasileiros, especialmente baianos, e homenageou a Jorge Amado
com trechos e alusões textuais feitas às obras do escritor, passando
por diferentes climas sugeridos em frases de obras como Quincas Berro
D’Água e Capitães da Areia.
Finalizando a última noite do Concertos
do Nordeste, o jardim do Theatro José de Alencar ficou repleto com as
cores e alegorias do Maracatu Nação Baobab (CE). O grupo realizou um
alegre cortejo apresentando a tradição da dança dramática que retrata a
coroação de uma rainha negra e o desfile de sua corte real, composta por
índios, negras, baianas, casal de pretos velhos, pajens, tiradores de
loas e batuqueiros.
Durante esses dois finais de semana do
festival, Fortaleza pôde comprovar sua imensa capacidade de absorsação
dos mais ecléticos e variados ritmos. A erudição, em conjunção com o
tradicionalismo nordestino, foi o maior diferencial trazido na proposta
do Concertos do Nordeste.
O público, admirado com tamanha
pluralidade musical aliada a formação de platéia através de oficinas e
debates, saiu do Theatro José de Alencar já na expectativa de novas
iniciativas como essa e espera ansioso pela próxima edição do Concertos
do Nordeste.
Cariri paraibano sedia a segunda etapa do Concertos do Nordeste
Após
passar pelas cidades de Fortaleza, Crato e Juazeiro no Ceará e Sousa e
Cajazeiras na Paraíba o projeto Concertos do Nordeste chega ao fim.
Foram dois finais de semana de muitas vivências e trocas entre público e
artistas, experiências únicas que o evento pôde proporcionar.
Ontem (02/03), o último dia do projeto em
Cajazeiras(PB), foi iniciado com a oficina Harmonia Moderna e
Improvisação com o maestro, compositor e arranjador Marinho Boffa. O
músico, a partir de uma abordagem dialógica, expôs a relação existente
entre música erudita e popular no que diz respeito a improvisação, ritmo
e harmonia. A oficina, que ocorreu nos turnos da manhã e tarde
procurou, em linhas gerais, transmitir aos presentes a importância de
entender a troca existente entre estas duas categorias musicais.
Foi justamente essa troca entre o erudito
e o tradicional/popular que se pôde acompanhar durante a primeira noite
do evento em Cajazeiras-PB. Já na segunda e última noite, quem abriu as
apresentações foram os cearenses do Trio Trinados. Com um repertório
basicamente composto por músicas eruditas, que trouxe releituras
principalmente dos clássicos, o trio emocionou a platéia, que, como na
primeira noite, aplaudia bastante.
A programação continuou com a
apresentação do Ritual das Cordas(CE), segunda atração da noite. O
grupo, formado em 2010 com objetivo de disseminar a prática instrumental
da música de concerto camerística, experimentou novos arranjos em cima
da obra de artistas nacionais e internacionais eruditos e da música
instrumental, que contou com a participação especialíssima do
trompetista cearense Italo Rômulo.
Quem fechou a segunda e última noite de
Concertos do Nordeste foi o secular Pontões de Pombal. Formado
basicamente por homens do campo, o grupo fundado em 1893 é um dos
maiores representantes da resistência da cultura popular no sertão
paraíbano. A apresentação trouxe ao palco do Concertos danças utilizadas
nos festejos de Nossa Senhora do Rosário; manifestação popular que se
dá através de uma dança guerreira, especificamente masculina, com passos
livres e coreografias embaladas pela musica instrumental. A festa foi
encerrada com a participação do publico, que foi convidado a dançar
junto com o grupo e seus pontões.
Em Cajazeira o evento foi um sucesso e provou que a cidade sabe receber bem seus visitantes. Que venha a próxima edição!
Da Ópera ao Reisado: Concertos do Nordeste se encerra em Juazeiro do Norte-CE
Texto Por: Maria Laís dos Santos Leite
Cobertura Colaborativa
Juazeiro do Norte, cidade marcada por
trabalho e fé, aliando desenvolvimento econômico e cultura popular é
palco do Concertos do Nordeste. No segundo e último dia, a programação
iniciou às 9h no SESC com a Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
ministrada por Amilton Godoy, considerado um dos melhores pianistas
mundo.
Durante a tarde, o Concertos do
Nordeste volta suas atenções ao debate “Música nas Escolas”, a
discussão foi presidida pelo premiado pianista Amilton Godoy, fundador
da Escola de Música CLAM – Centro Livre de Aprendizagem Musical, pelo
Professor Robson Almeida (Doutorando em Educação, Professor do Curso de
Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri)
e Gerardo Viana (Doutor em Educação Brasileira, Professor e Coordenador
do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará-
Fortaleza) e realizou-se no Auditório do Centro Cultural Banco do
Nordeste.
Durante sua exposição Amilton
Godoy destacou que o estudo da Música nas Escolas é crucial para a busca
do equilíbrio sensibilidade/racionalidade. Mostrando-se a música neste
contexto uma possibilidade real de contribuição para modelos de educação
que respeitem a diversidade humana, ressaltando ainda o papel das
expressões (e inteligências) na aprendizagem.
O Professor Robson Almeida
trouxe em sua fala a apresentação “Música nas Escolas em face da Lei
11.769/2008” trazendo particularidades sobre a contextualização
histórica da Música, questões sobre a Lei de Diretrizes Curriculares
(Lei Darcy Ribeiro) e sobretudo, da Lei 11.769 e de sua importância para
valorização e regulamentação do Ensino da Música na Educação Básica.
Gerardo Viana (mediador da
discussão) fez uma síntese das discussões levantadas pelos debatedores
trazendo relevantes informações sobre o Ensino da Música e o panorama
dos Cursos de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará
(em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral).
A discussão tornou-se ainda
mais rica com a participação do público presente formado por músicos,
estudantes, representantes do Poder Público local,
educadores/professores, artistas e admiradores da Música de maneira
geral. Entre estes o Tenor Franklin Dantas que problematizou e defendeu a
inserção do licenciado em Música no contexto escolar, seguido pela
contribuição de Vinícius Pinho, estudante do Curso de Música da
UFC-Cariri que coloca a reflexão “Música enquanto disciplina curricular
ou enquanto conhecimento e expressão para a vida?”.
Edival da Silva, representando a
Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE, traz notícias
sobre ações realizadas no ensino da música nas escolas da rede pública
municipal. Maria Laís Leite, coordenadora executiva do Laboratório
Paidéia da UFC-Cariri que estuda e utiliza em suas intervenções as
metodologias integrativas (que envolvam a criatividade e a integração
corpo e mente) ressalta a importância da música enquanto instrumento de
aprendizagem e expressão cultural.
À noite o Centro Cultural Banco do Nordeste recebe a Programação Artística do Evento. Para iniciar, a música erudita
toma lugar central com a apresentação do Tenor Franklin Dantas, solista fortalezense que faz participação na formação de grandes orquestras, como a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e é presença frequente nas programações do Theatro José de Alencar.
toma lugar central com a apresentação do Tenor Franklin Dantas, solista fortalezense que faz participação na formação de grandes orquestras, como a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e é presença frequente nas programações do Theatro José de Alencar.
O Tenor acompanhado do pianista
Eduardo Correia de Oliveira encantou o público presente com canções de
Bach, Mozart, Bellini e outros músicos consagrados da Música Clássica,
sendo aplaudido com emoção. Destacando-se a peça “Grande Valsa” de
Frantz Lehár apresentada por Franklin Dantas com a participação especial
do Soprano Samira Denoá, cantora juazeirense. O solista finaliza sua
apresentação com a música do cancioneiro popular brasileiro, “Mulher
rendeira”, animando o público caririense que ao final da apresentação
aplaudiu de pé os artistas.
No final da noite é hora de
assistir o Reisado Discípulos do Mestre Pedro, grupo da cultura popular
nordestina que através de sua dança, música e indumentárias
características do Reisado de Congo do Cariri Cearense que “conta cenas
de batalhas e guerras, de amores impossíveis, histórias reais e
sobrenaturais e a vida cotidiana da própria comunidade são revividas e
recriadas na brincadeira, por meio da memória”.
O grupo, que traz ao palco várias
gerações dos “Discípulos do Mestre Pedro”, é um dos grandes exemplos da
expressão cultural caririense que o Centro Cultural Banco do Nordeste e o
Ministério da Cultura através do Concertos do Nordeste se propôs a
divulgar, celebrar e valorizar.
Segunda etapa do projeto Concertos do Nordeste movimenta Fortaleza
Na
capital cearense, o Concertos do Nordeste movimenta o Theatro José de
Alencar com mais dois dias de formação e atrações musicais eruditas e
tradicionais.
A segunda etapa do festival foi
iniciada na sexta (01) pela manhã, no Foyer do Theatro José de Alencar,
com a oficina de Composição Contemporânea, minsitrada por Mário
Ficarelli (SP), compositor e educador que desde 1975 é membro da
Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, além de membro da Academia
Brasileira de Música, desde 1994. Ficarelli conversou com estudantes de
música de Fortaleza, traçando um panorama da composição contemporânea e
realizando audição de músicas, proposta que teve continuidade no
período da tarde.
À noite, o palco do TJA foi
tomado pelas performances do grupo Percantos (BA). A primeira atração
enriqueceu a noite com seu irreverente teatro musical, uma proposta que
contrapõe as estruturas eruditas tradicionais; tendo a percussão como
forte elemento cênico-musical. O grupo existe desde 2012 e sua
musicalidade é constituída por melodias veladas nos batuques, poesias,
timbres e ruídos, que encantam a quem prestigia o espetáculo.
A segunda atração foi a Orquestra de
Sopros de Pindoretama(CE), que atua como uma Orquestra-Escola há 14
anos, formando jovens músicos no município de Pindoretama, litoral leste
do Ceará. Sua apresentação contou com um repertório que explorou de
clássicos eruditos ao jazz e a lantin music. Trilhas sonoras de filmes
clássicos também foram executadas pela Orquestra, que levou o público a
ter a impressão de está dentro dos filmes, atmosfera essa criada pelos
vários naipes de metais e suas variações melódicas.
Finalizando a primeira noite
dessa segunda etapa do festival, se apresentou no pátio do Theatro José
de Alencar o grupo tradicional Coco do Iguape(CE). Com bastante
simpatia, esta tradição que atravessa gerações e resgata a cultura local
foi executada pelos dançantes e levou a magia das festas populares do
litoral e do sertão nordestino ao pátio frontal do TJA, tendo como
cenário a belíssima fachada art nouveau do espaço, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importadas da Escócia.
Hoje (02) o Concertos do Nordeste segue
sua programação em Fortaleza e trará mais um momento de formação com
Mário Ficarelli, a partir das 14h. As apresentações iniciam a partir das
19h, e ficarão por conta da Orquestra Afrosinfônica (BA), Camará
Ensemble (BA) e Maracatu Nação Baobab (CE), que encerrará a última noite
de atrações.
Mais informações: www.concertosnordeste.wordpress.com
Contatos: producao@prodisc.org.br
(85) 99982038 | 32625011
Primeiro dia de Concertos do Nordeste em Cajazeiras movimenta sertão paraíbano
Primeiro dia do projeto Concertos do Nordeste em Cajazeiras(PB) movimentou a cidade com oficinas e apresentações na praça
Em Cajazeiras, sertão
paraibano, o primeiro dia do projeto Concertos do Nordeste foi iniciado
com a programação voltada à formação. Facilitada pelo maestro pianista e
arranjador Marinho Boffa(SP), a oficina Harmonia Moderna e Improvisação
contou com um público formado basicamente por musicistas e estudantes
de música. Durante toda a tarde os presentes puderam apreender um pouco
mais sobre a estrutura harmônica de músicas eruditas, bem como suas
conceitualizações. A proposta fomentou ainda uma discussão acerca da
relação entre música erudita e popular e suas linhas de improviso e
ritmo. A oficina terá continuidade hoje no período da tarde a partir das
14h no 9° Centro Regional de Educação da cidade.
À noite, as apresentações tomaram a praça
da prefeitura da cidade. Transeuntes que passavam pelo local se
perguntavam que acontecia por ali. Assim, meio que na curiosidade ou
certos de que a cidade recebia um evento diferenciado, o público chegava
aos poucos na praça. Em pouco tempo a platéia lotou o local. Famílias
com suas crianças de colo, jovens de todas as idades, os mais velhos,
tão encantados quanto as crianças, aplaudiam sonoramente a cada número
executado pela Orquestra Armorial do Cariri, primeira apresentação da
noite.
Vinda de Juazeiro do Norte(CE), a
Orquestra Armorial do Cariri trouxe a Cajazeiras uma sonoridade única,
proposta que encantou a todos do início ao fim. No repertório, arranjos
próprios – fruto de uma intensa pesquisa musical que envolve o trabalho
de mestres rabequeiros caririenses e paraibanos – canções populares e
uma singela homenagem a Luíz Gonzaga. O espetáculo ficou completo com a
surpresa que o grupo havia preparado: a participação especialíssima das
cantoras Marinez do Coco e Maria Ferreira do grupo Cantares de Almas.
O encerramento da noite ficou por conta
da secular Banda Cabaçal do Sítio Cipó dos Monteiros(PB). A banda,
fundada em 1893 pelo patriarca Antônio Monteiro, iniciou suas
apresentações com a proposta de animar as festas de Santo Antônio que
havia no Sitio Caiçara. Em sua quarta geração, o grupo reviveu os
folguedos juninos, arriscou improvisos e, como vários outros artistas
que se apresentaram em edições de outras cidades: prestaram também sua
homenagem ao “Rei do Baião”.
Hoje, a partir das 20h, haverão as
apresentações dos cearenses Trio Trinados e Ritual de Cordas, além
Pontões do Pombal, grupo convidado para fechar a noite.
Mais informações: www.concertosnordeste.wordpress.com
Contatos: producao@prodisc.org.br
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Concertos do Nordeste chega a Juazeiro do Norte
A terra caracterizada pela cultura tradicional e religiosidade também se mostra aberta para a música erudita
Ontem, 01 de março, o Concertos
do Nordeste chegou a mais uma cidade do Cariri cearense, desta vez foi
Juazeiro do Norte que recebeu a programação diversificada.
Logo cedo, às 09 horas, o
pianista Amilton Gody iniciou o dia ministrando a oficina de Harmonia
Moderna e Improvisação no SESC Juazeiro do Norte, para músicos,
educadores e estudantes. Durante a atividade, o oficineiro citou as
especificidades da música de cada região brasileira, comparando-a com a
européia, utilizando o jazz e os ritmos tipicamente nordestinos como
exemplos.
A tarde seguiu repleta de grandes trocas de experiências dos participantes da oficina com Amilton. O músico, que fundou uma das mais importantes escolas de música do Brasil, CLAM – Centro Livre de Aprendizagem Musical – passou para os participantes as diversas formas de se reconhecer os acordes e as escalas de improvisação.
Iniciando a noite, a
programação mudou-se para o Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste.
O Trio Musiarte, de Fortaleza-CE, cativou o público, que acompanhou
atento cada minuto da apresentação das quatro estações porteñas do
Piazzola – tangos estilizados com particularidades que diferem do
tradicional – como explicou o grupo ao iniciar o Concerto.
Mestres
da cultura tradicional nordestina também se encontraram no palco. A
mistura do som dos pífanos, caixa, prato e zabumba contagiou o espaço
quando a Banda Cabaçal Santo Antônio chegou. Os integrantes do grupo
fizeram questão de mostrar todo o bom humor e irreverência durante a
apresentação, cujo repertório foi formado por músicas de festejo. “Nós
num toca bem não, mas como nós tamo aprendendo um dia toca mió.” brinca
mestre Expedito.
Nascida em uma terra
característica por sua religiosidade, a Banda não poderia deixar de
homenagear o Padre Cícero ao fim da apresentação, executando uma de suas
composições feita especialmente para o considerado pai de Juazeiro.
Hoje o Concertos segue em seu último na cidade, novamente com programação durante todo o dia e noite. Confira aqui a agenda completa.
Segunda etapa do projeto Concertos do Nordeste começa nesse fim de semana
Nos
dias 01 e 02 de Março as cidades de Juazeiro do Norte (CE),
Fortaleza(CE) e Cajazeiras (PB) receberão a segunda etapa do Concertos
do Nordeste.
No último final de semana, em
sua primeira etapa, o projeto Concertos do Nordeste passou por
Fortaleza (Theatro José de Alencar), Crato (Largo da REFFSA) no Ceará e
Sousa (Centro Cultural Banco do Nordeste) na Paraíba. Nos dois dias de
evento, as cidades participantes poderam acompanhar o que a nova safra
de músicos eruditos têm produzido de melhor.
Neste próximo final de semana, 01 e 02 de
março, o Concertos do Nordeste chega às cidades de Cajazeiras (PB),
Juazeiro do Norte(CE) e Fortaleza(CE), que realizará uma segunda etapa
no TJA. Dando continuidade a proposta de difundir a música erudita e,
consequentemente, convidar grupos de tradição, o segundo final de semana
do projeto também contará com a realização de oficinas e debates em
todas as cidades envolvidas.
Em Cajazeiras (PB)
A cidade
paraibana receberá as apresentações da Orquestra Armorial (CE) e da
Banda Cabaçal do Sítio Cipó dos Monteiros na sexta e, os grupos
cearenses Trio Trinados e Ritual de Cordas, além da atração local
Pontões do Pombal, no sábado. Em Cajazeiras o evento ocorrerá na Praça
Dom Adauto.
Em Juazeiro do Norte (CE)
No cariri, o Centro Cultural
Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte(CE) receberá na sexta o Trio
Musiarte (CE) e Banda Cabaçal Sto. Antônio e no sábado o cearense
Franklin Dantas e o reisado local Discípulos do Mestre Pedro.
Em Fortaleza (CE)
Fortaleza acompanhará o grupo
Percantos (BA), a Orquestra de Sopro de Pindoretama (CE), e Coco do
Iguape como convidados, na sexta. Já no sábado o Theatro José de Alencar
(TJA) receberá os baianos da Orquestra Afrosinfônica e o grupo Camará
Ensemble, além do Maracatu Nação Baobad, que encerra o evento na
capital.
As formações, que seguem neste
final de semana em todas as cidades envolvidas, contará com as oficinas
de Composição Contemporânea e Harmonia Moderna e Improvisação, além do
debate Música nas escolas em Juazeiro do Norte.
O projeto Concertos do Nordeste é uma
co-realização da Prodisc e da Casa Fora do Eixo Nordeste e tem
patrocínio do Ministério da Cultura e do Banco do Nordeste.
Mais informações: www.concertosnordeste.wordpress.com
Contatos: producao@prodisc.org.br
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Erudito e popular juntos no encerramento do Concertos do Nordeste em Sousa
A cidade de Sousa, também conhecida como Cidade Sorriso, encerrou ontem, dia 23, a primeira etapa do do evento na Paraíba
Nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Nordeste
Sousa, quem compareceu às atividades do evento, teve a oportunidade de
conferir um espetáculo de sons eruditos e tradicionais.
No campo da formação, o maestro, pianista
e arranjador paulistano Marinho Boffa ministrou a oficina de Harmonia
Moderna e Improvisação nos dois dias de evento, estando reunido com
professores e alunos de música de Sousa, trocando figurinhas,
conversando, tocando e cantando.
Ainda no primeiro dia, após esta oficina,
a primeira apresentação subiu ao palco as 18:30h. O Quinteto de Cordas
da Paraíba, também conhecido no estado por Quinteto da Paraíba, lotou as
cadeiras do teatro. Inspirados pelo movimento Armorial, o grupo tocou
com maravilhosos arranjos e cantou músicas de grandes compositores da
música popular brasileira como Chico César, Capiba e Luiz Gonzaga.
O segundo grupo a se apresentar na noite
de 22 de fevereiro, foi a Banda Cabaçal São João Batista do município de
São José de Piranhas na Paraíba, que encantou o público com um som
típico das cultura nordestina, vindo do interior paraibano.
Dia 23 de fevereiro, após a finalização
da oficina do Marinho Boffa, aconteceu o debate sobre Música nas
Escolas. Um tema bastante debatido atualmente, após de ter sido
sancionada a lei que torna obrigatório o ensino de música nas escolas
públicas de todo o país. Em ata foi retirado como encaminhamento a
criação de um fórum permanente para discutir sobre o tema; e a
Secretaria de Educação de Sousa irá visitar a UFC – Cariri para conhecer
o trabalho desenvolvido pelos professores do curso de música.
A programação musical do ultimo dia
iniciou com a apresentação do grupo potiguar Ópera Canto Dell’Arte, o
qual em cada intervalo de apresentação, deu uma aula de ópera ao
público. Na ocasião, o maestro Glauberto Leilson fez uma breve
apresentação de cada peça, apresentando os compositores e
contextualizando suas respectivas obras.
Em seguida, a Banda Cabaçal do Sítio Cipó
dos Monteiros cativou o público com uma bela apresentação tradicional.
Chegando ao final, o grupo deixou o palco e seguiu pelas rampas do
Centro Cultural até a entrada do prédio. No hall encontraram-se plateia,
banda cabaçal e o Ópera Canto Dell’Arte em uma miscelânea de ritmos.Tal
encontro firmou o real propósito do Concertos do Nordeste, que consiste
em mostrar que não existe separação entre o erudito e o popular.
O Concertos do Nordeste em Sousa
encerrou-se ontem, mas no próximo final de semana, dias 01 e 02 de
março, o evento terá continuidade no estado da Paraíba, em Cajazeiras.
Confira a programação de Cajazeiras aqui
Veja a cobertura fotográfica completa aqui
Grande festa de tons e cores fecha o Concetos do Nordeste em Crato
Programação do Crato se encerra com Encontro de Mestres da Cultura Tradicional e apresentação de Concerto em praça pública
No segundo e último dia de Concertos do
Nordeste em Crato, no Largo da REFFSA, destacou-se o potencial de
integração que o projeto trouxe aos músicos, produção e público, fazendo
do evento um lugar de troca e difusão de saberes e afetos.
Para além da proposta de
disseminar a música erudita, o projeto, que oportunizou uma interface
entre o erudito e o tradicional, abriu múltiplas veredas musicais aos
participantes. (Des)caminho como o que foi traçado por Mário Ficarelli
nos dois dias da oficina Composição Contemporânea. Vivência que propôs
uma pedagogia baseada na simbiose entre tradição e modernidade.
Durante os dois dias de evento, quem
melhor traduziu esse hibridismo foram os fortalezenses do Siara
Quarteto. Com um repertório diverso, que passou por releituras de
Mozart, Astor Piazzolla e Luiz Gonzaga, o quarteto, em arranjos
espetaculares e de sonoridade ímpar, pode mostrar ao público presente o
potencial criativo da safra de jovens músicos eruditos.
A segunda apresentação da
noite, a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto, emocionou os presentes com a
criatividade e o carisma característicos. Com entusiasmo e irreverência,
o grupo fundado no século XIX por José Lourenço da Silva, mais
conhecido como Aniceto, é um exemplo vivo da resistência ao tempo e suas
mudanças. Já na quarta geração, os Irmãos Aniceto são hoje, por assim
dizer, um dos maiores ícones da cultura popular do Cariri.
Fechando a noite com uma das
apresentações mais coloridas do Concertos do Nordeste, o Reisado do
Mestre Aldenir mostrou por que o Cariri é esse grande caldeirão
cultural: pela força e perseverança de seu povo; por mostrar ao Ceará (e
por que não dizer ao mundo) que a música universaliza-se pela trocas
que ela possibilita.
Em sumo, o evento foi um grande encontro de mestres! Que venham as próximas edições!
Primeiro dia de Concertos do Nordeste movimentou a cidade do Crato
O
primeiro dia de Concertos do Nordeste no Crato, começou com a oficina
Composição Contemporânea, ministrada pelo compositor e educador Mário
Ficarelli(SP). Os presentes puderam aprender um pouco sobre os aspectos
da música conteporânea a partir de compositores renomados, além de
noções básicas sobre campo harmônico. A oficina terá continuidade hoje
às 9h no SESC/Crato.
Já a noite, esta não poderia
ter sido melhor: céu aberto, pessoas de todas as faixas etárias e a
cidade do Crato transpirando música pelas ruas. Com os espetáculos
iniciando pontualmente às 20h, logo cedo, o Centro Cultural do Araripe
já estava tomado pela alegria contagiante típica do povo do Cariri.
A primeira apresentação foi do
grupo Syntagma, vindo da capital cearense. Com um repertório riquíssimo,
logo no início, a platéia foi transportada para o século XIV com
releituras de músicas medievais, foco da pesquisa do grupo. A viajem
sonora, que contou ainda com homenagens a Luís Gonzaga e ao compositor
alencarino Liduíno Pitombeira, emocionou os presentes.
Após a maravilhosa apresentação
da Syntagma, a noite foi tomada pelo tradicionalismo da região. O
segundo grupo a subir ao palco foi o Maneiro do Pau do Mestre Cirilo.
Tendo iniciado aos nove anos na cultura popular através dos reisados
cratenses, Mestre Cirilo, comandou a festa: um misto de música e dança
que embalou a noite. Cercado por seus brincantes, destilou seus
improvisos bem humorados em canções que falavam de causos populares e da
vida simples do homem do campo.
O encerramento da programação ficou por
conta do Coco das Mulheres da Batateiras. Fundado em 1979, o grupo,
formado básicamente por idosas, tratou logo (assim como a atração
anterior) de envolver a pláteía com a alegria destas incansáveis
mulheres. Assim, a noite terminou como iniciara: a cidade transbordando
suas cores.
Mais informações: www.concertosnordeste.wordpress.com
Contatos: producao@prodisc.org.br
(85) 99982038 | 32625011
Centro Cultural do Araripe receberá a programação do Concertos do Nordeste na cidade do Crato
Passando pelos estados
do Ceará e Paraíba, o projeto Concertos do Nordeste começa a partir de
amanhã nas cidades de Fortaleza(CE), Crato(CE) e Sousa(PB).
Com a proposta de levar a música
erudita aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza, no
Ceará; e Cajazeiras e Sousa, na Paraíba, o projeto Concertos do
Nordeste, que contará 31 apresentações, sendo 17 grupos eruditos e 14
artistas convidados representando as raízes culturais nordestinas,
começa a partir de amanhã nas cidades de Fortaleza(CE), Crato(CE) e
Sousa(PB).
No cariri, as edições do evento ocorrerão
nas cidades de Juazeiro e Crato. Nesta última, dado o seu contexto
histórico, o local escolhido foi a antiga Estação Ferroviária da
REFFESA. Atualmente conhecido como Centro Cultural do Araripe, o local,
inaugurado em 1926 com a presença do Padre Cícero, simboliza a chegada
do primeiro trem na cidade e foi um marco ao desenvolvimento do Cariri.
Em dois dias de programação, o Largo da
REFESA receberá os shows dos grupos Syntagma (CE), Maneiro Pau do
Mestre Cirilo (CE) e Coco das Mulheres da Batateira (CE) na sexta
(22/02) e do Siará Quarteto (CE), da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
(CE), além do Reisado do Mestre Aldenir (CE) no sábado (23/02). Devido
as riquissímas manifestações populares da região, a cidade do Crato será
a única que receber quatro grupos tradicionais, enquanto nas demais
cidades serão duas apresentações.
O evento, que traz ainda uma proposta de
formação, ofertará a oficina Composição Contemporânea com o músico Mario
Ficarelli a partir das 9h no SESC Crato.
Mais informações: www.concertosnordeste.wordpress.com
Contatos: producao@prodisc.org.br
(85) 99982038 | 32625011Inscrições abertas para as atividades de Formação
Propondo
a formação de agentes na área da música, o Concertos do Nordeste traz
uma programação de oficinas e debates em todas as cidades. As atividades
são gratuitas e para participar basta fazer a inscrição online até o
dia 28 de fevereiro preenchendo o formulário neste link.
As oficinas serão mais voltadas para os
músicos e artistas, trazendo os temas “Harmonia Moderna e Improvisação” e
“Composição Contemporânea”. Já as mesas de debate irão abordar a pauta
da Música nas Escolas, que vem sendo muito debatida por toda a
sociedade. Quer paricipar? Confira a programação da sua cidade e
inscreva-se!
Oficina de Harmonia Moderna e ImprovisaçãoAmilton Godoy (SP) | Marinho Boffa (SP)
22 e 23 de Fevereiro
Fortaleza-CE | 09 às 12 – 14 às 17h | Theatro José de Alencar
Sousa-PB | às 12 – 13 às 16h | CCBNB Sousa
01 e 02 de março
Juazeiro do Norte-CE | 09 às 12 – 14 às 17h | SESC Juazeiro do Norte
Cajazeiras-CE | 09 às 12 – 14 às 17h | Auditório da SECULT
Oficina de Composição Contemporânea
Mário Ficarelli (SP)
22 e 23 de Fevereiro
Crato-CE |09 às 12 – 14 às 17h | SESC Crato
01 e 02 de Março
Fortaleza-CE | 09 às 12 – 14 às 17h | Theatro José de Alencar
Debate: Música nas Escolas
23 de Fevereiro
Fortaleza-CE | 16 às 18h30 | Foyer do Theatro José de Alencar
Convidados: Amilton Godoy (SP), Amilson Godoy (SP), Arthur Barbosa (CE), Aládia Quintella (CE) e mediador Pedro Rogério (CE)
Sousa-PB | 13 às 16h | CCBNB
Convidado: Weber dos Anjos (CE), Espedito Lopes Neto (PB), Luciano Batista (PB)
02 de março
Juazeiro do Norte-CE | 13 às 16h | CCBNB
Convidados: Amilton Godoy (SP), Gerardo Vieira (CE)
Formulário de Inscirção
Concertos do Nordeste divulga programação musical
Projeto
apoiado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste terá um total de 17
apresentações de artistas eruditos pelos estados do Ceará e Paraíba
O projeto Concertos do Nordeste selecionou 17 grupos para levar a
música erudita aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza,
no Ceará; e Cajazeiras e Sousa, na Paraíba. Outros 14 artistas
representantes das raízes culturais nordestinas completam a programação
de 31 apresentações do evento, que acontecerá nos finais de semana de 22
e 23 de fevereiro, e 1º e 2º de março, com a realização do Centro
Cultural Banco do Nordeste, Associação dos Produtores de Cultura do
Ceará (Prodisc) e Casa Fora do Eixo Nordeste.O Centro Cultural do Banco do Nordeste será o palco em Juazeiro (CE) e Sousa (PB). Em Fortaleza, haverá shows nos quatro dias, sempre no Theatro José de Alencar. O Centro Cultural do Araripe abrigará as apresentações do Crato (CE). Em Cajazeiras (CE), os músicos serão recebidos na Praça Dom Adauto
Entre os escolhidos, artistas dos estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão. Alguns já estão na estrada há um bom tempo e são conhecidos do público cearense como o grupo Syntagma e a Orquestra Eleazar de Carvalho. Há ainda mais quatro orquestras, que virão de vários lugares do Nordeste como a Afro Sinfônica (BA), Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra de Sopro de Pindoretama (CE) e a Orquestra Armorial do Cariri (CE). Já o Coro de Câmara de Campina Grande (PB), o grupo Percantos (BA), o Camará Ensemble ( BA) e o Ritual das Cordas são artistas relativamente novos, que vem ganhando seu espaço. Os demais selecionados são o Quinteto de Cordas da Paraíba (PB), o grupo Marabrass (MA), o Siará Quarteto ( CE), o Trio Musiarte (CE), o tenor Franklin Dantas (CE), o grupo de ópera Canto Dell’Arte e o Trio Trinados (CE).
Os grupos representantes das raízes culturais nordestinas foram convidados para as apresentações e completam a programação com ritmos como o macaratu; danças de tradição como o coco, o reisado e o bumba meu boi; e bandas cabaçais conhecidas como a dos Irmãos Anicetos. Os artistas convidados são: Boi Ceará, Maracatu Az de Ouro, Coco do Iguape, Maracatu Nação Baobá, Maneiro Pau do Mestre Cirilo, Coco das Mulheres da Batateira, Banda Cabaçal dos Irmãos Anicetos, Reisado do Mestre Aldenir, Banda Cabaçal Santo Antonio, Reisado Discípulos do Mestre Pedro, Cabaçal S.João Batista, Congos do Pombal, Banda Cabaçal do Sítio Cipó dos Monteiros e Pontões de Pombal.
Segundo o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Tibico Brasil, várias cidades nordestinas dispõem de orquestra sinfônica e escolas de música. No entanto, ele recorda que a música erudita continua sendo apreciada por um público pequeno. “Os grupos tradicionais estudam e aprofundam seus conhecimentos empiricamente, tendo como espaços de ensaios os quintais, praças, terreiros e alpendres Nordeste afora. São mundos musicais diferenciados que pouco se encontram, mas que trabalham e intensificam o gosto pela música e por nossa cultura”, afirma Tibico Brasil.
Na programação ainda, uma série de oficinas e painéis de debates com temas relacionados ao universo da música erudita e da música que busca a tradição popular nordestina serão ministradas gratuitamente em todas as cidades participantes.
Serviço
Concertos do Nordeste
Data: 22 e 23 de fevereiro / 1º e 2º de março
Informações: (85) 3262-5011/99982038
Concertos do Nordeste divulga resultado na próxima semana
Projeto
que levará a música erudita para cidades do Ceará e Paraíba encerra as
inscrições para grupos e divulgará a programação em breve
Foram 20 dias de inscrições para artistas
interessados em compor a programação do evento e um saldo final que
superou as expectativas da organização e da curadoria. Ao todo, mais de
30 grupos se inscreveram, entre orquestras, corais, quintetos, dentre
outras formações, mostrando a riqueza da música erudita produzida no
Nordeste.
O resultado final da curadoria será
divulgado na próxima segunda-feira, 04 de fevereiro e poderá ser
acompanhado aqui pelo blog ou no site TNB, na oportunidade Concertos do Nordeste.
Os artistas selecionados irão se apresentar em uma das cinco cidades
que sediarão o evento, Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza no Ceará,
Sousa e Cajazeiras na Paraíba.
A programação contará também com grupos
representantes das raízes culturais nordestinas. Estes artistas de
renome da região estão sendo definidos pela produção e serão divulgados
na próxima semana. Além das apresentações musicais, uma série de
oficinas e debates com temas relacionados ao universo da música erudita
serão ministradas gratuitamente em todas cidades participantes.
Concertos do Nordeste é uma co-realização
da Prodisc e da Casa Fora do Eixo Nordeste e tem patrocínio do
Ministério da Cultura e do Banco do Nordeste.
Mais informações: www.concertosnordeste.wordpress.com
Contatos: producao@prodisc.org.br
(85) 99982038 | 32625011
Prorrogadas as inscrições para grupos de música erudita
O
prazo para inscrições de grupos musicais no “Concertos do Nordeste” foi
prorrogado para a próxima quarta-feira, 23 de janeiro. O projeto levará
música erudita aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza,
no Ceará; e Cajazeiras e Sousa, na Paraíba. Serão selecionados oito
grupos para tocar em cinco cidades nordestinas. Podem participar
artistas de todo a Região Nordeste. As inscrições devem ser feitas no
site Toque do Brasil, pelo endereço: www.tnb.art.br/oportunidades/concertos-do-nordeste.
Os artistas que tiverem
dificuldade com a plataforma online podem enviar materiais como release,
CDs e fotos para o endereço da Associação dos Produtores de Cultura do
Ceará (Prodisc) na Rua Engenheiro Plácido Coelho Junior, 180, Vincente
Pizon.
As performances vão acontecer nos finais
de semana de 22 e 23 de fevereiro, e 1º e 2º de março. O Centro Cultural
do Banco do Nordeste será o palco em Juazeiro (CE) e Sousa (PB). Em
Fortaleza, haverá shows nos quatro dias, sempre no Theatro José de
Alencar. O Centro Cultural do Araripe (REFSA) abrigará as apresentações
do Crato (CE). Em Cajazeiras (CE), os músicos serão recebidos na praça
Dom Adauto (Praça da Prefeitura).
Segundo o gerente do Ambiente
de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Tibico Brasil, várias cidades
nordestinas dispõem de orquestra sinfônica e escolas de música. No
entanto, ele recorda que a música erudita continua sendo apreciada por
um público pequeno. “Os grupos tradicionais estudam e aprofundam seus
conhecimentos empiricamente, tendo como espaços de ensaios os quintais,
praças, terreiros e alpendres nordeste afora. São mundos musicais
diferenciados que pouco se encontram, mas que trabalham e intensificam o
gosto pela música e por nossa cultura”, afirma Tibico Brasil.
Para somar ao evento, os shows contarão
também com grupos representantes das raízes culturais nordestinas. Neste
caso serão convidados grupos de renomes na região Nordeste. Na
programação ainda, uma série de oficinas e painéis de debates com temas
relacionados ao universo da música erudita e da música que busca a
tradição popular nordestina serão ministradas gratuitamente em todas as
cidades participantes.
“Queremos levar a música
erudita para um público que não tem acesso a este tipo de música. Por
isso, os showssão gratuitos e em locais abertos ou que possamos ter um
grande público”, explica Ivan Ferraro, Presidente da Associação dos
Produtores de Cultura do Ceará -Prodisc).
O projeto Concertos do Nordeste
é uma realização do Centro Cultural Banco do Nordeste, Prodisc e Casa
Fora do Eixo Nordeste. O objetivo é levar a música erudita à população e
consequentemente aproximar o nordestino de um estilo pouco conhecido do
grande público.
Estão abertas as inscrições para a Cobertura Colaborativa no Concertos do Nordeste!
A
cobertura colaborativa é um projeto que visa aproximar os cidadãos
multimídia que tenham interesse em colaborar com o evento na equipe de
comunicação através diversas linguagens, como a fotografia, a redação, o
audiovisual, dentre outras.
Os agentes podem se inscrever para
qualquer uma das cinco cidades que sediarão o evento: Crato, Juazeiro do
Norte e Fortaleza no Ceará, Sousa e Cajazeiras na Paraíba. Para além da
atuação no Concertos do Nordeste, acontecem também as oficinas de
comunicação colaborativa, abordando o midialivrismo, a fotografia e a
transmissão ao vivo. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição.
Veja abaixo as datas e cidades:
Crato-CE
23/01
09 às 12h – Midialivrismo: Seja a Mídia | Diná Matias (Casa Fora do Eixo Nordeste)
14 às 17h – Fotografia | Paulo Winz (Casa Fora do Eixo Nordeste)
Local: GeoPark Araripe
Rua Carolino Sucupira, 355
Cajazeiras-PB
25/01
09 às 12h – Midialivrismo: Seja a Mídia | Diná Matias (Casa Fora do Eixo Nordeste)
14 às 17h – Fotografia | Paulo Winz (Casa Fora do Eixo Nordeste)
Local: Auditório do Centro Cultural Zé do Norte
Rua Victor Jurema, S/N – Centro
Fortaleza:
16/02 – 10 às 17h – Midialivrismo: Seja a Mídia | Diná Matias (Casa Fora do Eixo Nordeste)
17/02 – 10 às 17h – Transmissão ao vivo pela internet | Renan Rodrigues (Coletivo EntrePolos)
Local: Casa Fora do Eixo Nordeste
Rua Engenheiro Plácido Coelho Junior, 180, Vincente Pizon
Já sabe como inscrever o seu grupo no Concertos do Nordeste?
Até
o dia 19 de janeiro, continuam abertas as inscrições para artistas de
música erudita de todo o Nordeste através do site Toque no Brasil. Ao
todo, 8 grupos serão selecionados para participar da primeira edição do
projeto, que levará a música erudita para as cidades de Cajazeiras e
Sousa na Paraíba, Juazeiro do Norte e Crato no Ceará, além da capital
Fortaleza.
Inscreva-se aqui.
Inscrições abertas para grupos de música erudita
A partir do dia 3 de janeiro, os grupos poderão se inscrever para o projeto que levará música erudita à população de Fortaleza, interior do Ceará e Paraíba.
Mostrar que a música erudita precisa ir
além dos ouvidos estudados, levar essa música a massa da população e
consequentemente aproximar o público nordestino de um estilo pouco
conhecido, pois tem carência divulgação. Esse é o objetivo dos Concertos
do Nordeste, um projeto que vai levar Grupos de música erudita da
região Nordeste para as cidades de Fortaleza, Juazeiro, Crato no Estado
do Ceará, Cajazeiras e Sousa, na Paraíba.
A primeira fase desta ideia começa com as
inscrições dos grupos a partir do dia 3 de janeiro e segue até o dia
19. Qualquer grupo da região Nordeste pode participar e enviar o
material de trabalho. Através de uma curadoria, que será realizada no
final de janeiro, o projeto irá selecionar oitos Concertos para as cinco
cidades nordestinas, oferecendo a cada grupo o cachê de cinco mil
reais, mediante nota fiscal.
“Queremos levar a música erudita para um
público que não tem acesso a este tipo de música. Por isso os shows são
gratuitos e em locais abertos ou que possamos ter um grande público”,
explica Ivan Ferraro, Presidente da Associação dos Produtores de Cultura
do Ceará (Prodisc), responsável pela realização dos shows.
Os shows desta primeira edição do
Concertos do Nordeste acontecerão nos finais de semana de 22 e 23 de
fevereiro, e 1º e 2º de março. Em Fortaleza haverá shows nos quatro dias
de evento sempre no Theatro José de Alencar, enquanto as demais cidades
terão pelo menos dois dias de shows. O Centro Cultural do Banco do
Nordeste será o palco tanto em Juazeiro, como no município de Sousa,
enquanto o Centro Cultural do Araripe abrigará os shows do Crato; e em
Cajazeiras uma das praças da cidade receberá os músicos.
Os grupos poderão se inscrever através do site Toque do Brasil,
rede de oportunidades que visa dinamizar e fortalecer laços entre os
elos da cadeia da música, facilitando o encontro entre artistas e
produtores culturais , muito produtiva como ferramenta de trabalho. Os
grupos terão que abrir seu perfil na rede para poder se inscrever na
oportunidade Concertos do Nordeste. Os músicos terão cachê e todo suporte logístico do evento.
Para somar ao evento, os shows contarão
também com grupos representantes das raízes culturais nordestinas. Neste
caso serão convidados grupos de renomes na região Nordeste, mas ainda
serão definidos pela organização. Na programação ainda, uma série de
oficinas e painéis de debates com temas relacionados ao universo da
música erudita e da música que busca a tradição popular nordestina serão
ministradas gratuitamente em todas cidades participantes.
Concertos do Nordeste é uma co-realização
da Prodisc e da Casa Fora do Eixo Nordeste e tem patrocínio do Banco
do Nordeste do Brasil através da Lei de Incentivo á Cultura.
Serviço
Inscrições Concertos do Nordeste
Data: 3 a 19 de janeiro
Site: tnb.art.br (www.tnb.art.br/oportunidades/concertos-do-nordeste)
Informações: (85) 3262-5011
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