HORA CERTA OFICIAL DO BRASIL PELOS OS FUSOS HORARIOS DE CADA SETOR REGIONAL DO PAIS

HORA LEGAL OBSERVATORIO NACIONAL BRASILIA RadioDSHO
RÁDIO DSHO/ON

Selecione o fuso horário da sua região para escutar os enunciados da hora falada de 10 em 10 segundos.

Devido à codificação do áudio, velocidade e tráfego de dados, podem ocorrer diferenças.

Ao selecionar um fuso, pode levar alguns segundos até o início da transmissão.

A Rádio DSHO/ON requer suporte ao HTML5.

UTC(ONRJ) - 2 Arquipelago de São Pedro e São Paulo, Atol das Rocas, Fernando de Noronha, Martin Vaz e Trindade
UTC(ONRJ) - 3 Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhao, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins
UTC(ONRJ) - 4 Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima
UTC(ONRJ) - 5 Acre e oeste do Amazonas

------------------------------------------------------ CLIQUE EM CIMA DA PALAVRA ESCUTAR PELAS BARRAS AMARELA E AS DEMAIS CORES SÃO OS FUSOS HORÁRIO DA REGIÃO DO BRASIL E ESCUTE A HORA CERTA OFICIAL DO BRASIL DE DEZ EM DEZ MINUTOS HORA CERTA ECONOMIZE ÁGUA
UMA GENTILEZA SUPERMERCADO BRASIL NESTE MÊS DE MAIO MUITAS PROMOÇÕES PARA O DIA DAS MÃES VISITANTES
contador
AGRADECEMOS AOS VISITANTES DO NOSSO BLOG AGORA CONFIRAM A HORA CERTA
CALENDÁRIO DO ANO 2017
Calendário com feriados municipais, datas comemorativas e fases da lua
O TEMPO NO TEMPO CERTO AS PREVISÕES PARA CHUVAS A PREVISÃO DO TEMPO AQUI NO BLOG GRANDE JORNAL DO ESTADO PB SAÚDE NO AR TEMAS RÁDIO SAÚDE NO AR AQUI NO BLOG DO GRANDE JORNAL DO ESTADO PB VEJA O TEMPO CERTO PARA CAJAZEIRAS PB E REGIÃO DIARIAMENTE O TEMPO DENTRO DO TEMPO PREVISÃO PARA OS NOVE ESTADOS DO NORDESTE DO BRASIL

quarta-feira, 6 de março de 2013

FOLCLORE BRASILEIRO



Folclore Brasileiro e local (Cajazeiras), Dia da Cidade Dia do Soldado.











Escola: Arco – Íris
Disciplina: Pratica de ensino médio II
Professora: Maria Auslandia F. de Lima
Série: 1°






Resgatando Folclore Brasileiro
( Local )
Dia da Cidade
Dia do Soldado








Cajazeiras, 23 de agosto de 2006



Índice



1.    Objetivo Geral
2.    Objetivos específicos
3.    Justificativa
4.    Fundamentação
5.    Metodologia
6.    Gronograma
7.    Referencias











Fundamentação Teórica


              A origem de Cajazeiras esta localizada no sentido Oeste do Alto Sertão Paraibano.
             Como referencial de beleza tem o pôr - do sol e a contemplação nos finais de tarde, comunidade com o açude grande.
             Padre Rolim o seu fundador, nasceu em 22 de agosto de 1800, o qual era dotado de vocação religiosa.
             Em 1836, Ana Francisca de Albuquerque (mãe Aninha) inicia com ajuda dos seus escravos,  a Constituição da Capela de Nossa Senhora de Piedade.        Hoje, a Paróquia é a igreja Nossa Senhora de Fátima.
             Cajazeiras, por tanto teve sua fundação a partir de três edificações básicas: a igreja, o açude e o colégios.

                     
                   A origem da Palavra
     A origem do termo vem de uma palavra criada pelo inglês Willian John
Thoms, a 22 de agosto de 1846.
      Folk = povo
      Lore = conhecimento, saber.
      Esta data que foi consagrada como o Dia Mundial do Folclore.
      Folclore é o conjunto de tradições, conhecimentos populares, lendas, músicas, adivinhações, provérbios.
      Ciência que cuida das tradições, usos e costumes dos povos. Saber do povo transmitido de pai para filho.
       Cada povo tem um jeito muito especial de compreender o que acontece à sua volta.
Para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas, ou para contar passagens importantes da nossa História, as pessoas comuns de todas as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
      O saber popular é aquele que atravessa o tempo pela comunicação oral das gerações, sendo recontado, falado, declamado ou cantado.





      Cuca, Curupira, Saci-Pererê, Lobisomem, Mula-sem-cabeça existem na fan­tasia e imaginação de milhares de pessoas e fazem parte, de alguma maneira, da nossa memória.
       Folclore, portanto, é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas" danças, adivinhações, pro­vérbios, superstições, brin­quedos, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo o que faz parte da cultura e da memória de um povo.

       No Brasil, as fontes do folclore são três correntes étnicas, que contribuíram para a sua formação: o português, o indígena e o negro.


                         O soldado

     A vinda e cinco de agosto
      Estou muito bem lembrado
      Nasceu Duque de Caxias
      O nome grande saldado

      Com que alegria, colegas
      Eu hoje venho saudar 
      A figura de Caxias
      Nosso grande militar

      Luiz Alves de Lima e Silva
      A tua espada altaneira
      Uniu e pacificou
      Toda a Pátria Brasileira














 Objetivo geral


- Levar os alunos a conhecer e pesquisar sobre o folclore brasileiro e local (Cajazeiras), como também resgatar o dia do soldado.


Objetivos específicos



  • Resgatar o folclore local através de pesquisas
  • Conhecer as lendas e mitos do folclore brasileiro
  • Montar um mural sobre o folclore brasileiro e local
  • Apresentar trava-linguas e parlendas
  • Conhecer pontos turísticos de nossa cidade
  • Tentar resgatar o dia do soldado















































Justificativa



Como aproximação do dia do soldado, dia da cidade, como também a semana folclórica, aproveitaremos, para, através de algumas atividades valorizar a figura dessa profissional, conhecer lendas e mitos do folclore brasileiro, englobando também os 206 anos de nossa cidade.
























































Metodologia


                Este projeto estar sendo trabalhado com dinâmicas de apresentação para quem ocorra a interação dos alunos, onde serão utilizados musicas folclóricas, desenhos, parlendas, historia do soldado, dia da cidade (Cajazeiras).
                 Irei utilizar brincadeiras com recortes de desenhos, leitura de livros infantil, isto  para estimular a escuta e desenvolvimentos do alunos.



























































Cronograma
 

           Este  projeto estar sendo realizado desde o dia 15 de agosto e  ira até o dia 23 de agosto de 2006, acontecendo de 9:00 ás 11:00 todos os dia da semana.


    
      
Dia 15/08/06 – A origem da palavra folclore
Dia 16/08/06 – Montagem de um mural sobre o folclore brasileiro e
                         O local (Cajazeiras).
Dia 17/08/06 – Lendas e mitos
Dia 18/08/06 – Texto expondo um relato sobre a cidade de
                          Cajazeiras
Dia 21/08/06 – Trava-linguas e parlendas
Dia 23/08/06 - Apresentação de uma peça envolvendo lendas e
                        Mitos do folclore brasileiro.





































Referências



RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos

(eventos escolares), agosto segundo semestre.
Editora: Temar
Comissão especial do bicentenário. Cajazeiras
199 anos depois. Editora: Lucia Rolim,1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS VISITANTES PODEM NOS ENVIAR SUAS SUGESTÕES MATÉRIAS E COMENTÁRIOS DESDE QUE SEJA LIGADO A CULTURA O LAZER DADOS HISTÓRICOS DE SUA COMUNIDADE CIDADE ESTADO OU PAÍS OBEDECENDO A ÉTICA DE JORNALISMO QUE SE TRATA ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO UM SETOR DE PROMOÇÃO SOCIAL PARA TAMBÉM REGISTRAR AS BOAS COISAS DESTE PAÍS. E AQUI FAZEMOS O POSSÍVEL PARA SER APOLÍTICO AGRADECEMOS A ACEITAÇÃO DOS NOSSOS VISITANTES