Folclore Brasileiro e local
(Cajazeiras), Dia da Cidade Dia do Soldado.
Escola: Arco – Íris
Disciplina: Pratica de ensino médio II
Professora: Maria Auslandia F. de Lima
Série: 1°
Resgatando Folclore Brasileiro
( Local )
Dia da Cidade
Dia do Soldado
Cajazeiras, 23 de agosto de 2006
Índice
1. Objetivo
Geral
2. Objetivos específicos
3. Justificativa
4. Fundamentação
5. Metodologia
6. Gronograma
7. Referencias
Fundamentação Teórica
A origem de Cajazeiras esta localizada no
sentido Oeste do Alto Sertão Paraibano.
Como
referencial de beleza tem o pôr - do sol e a contemplação nos finais de tarde,
comunidade com o açude grande.
Padre Rolim o seu fundador, nasceu em 22 de
agosto de 1800, o qual era dotado de vocação religiosa.
Em 1836, Ana Francisca de Albuquerque
(mãe Aninha) inicia com ajuda dos seus escravos, a Constituição da Capela de Nossa Senhora de
Piedade. Hoje, a Paróquia é a
igreja Nossa Senhora de Fátima.
Cajazeiras, por tanto teve sua fundação a
partir de três edificações básicas: a igreja, o açude e o colégios.
A origem da Palavra
A origem do termo vem de uma palavra
criada pelo inglês Willian John
Thoms,
a 22 de agosto de 1846.
Folk = povo
Lore = conhecimento,
saber.
Esta data que foi consagrada como o Dia
Mundial do Folclore.
Folclore é o conjunto de tradições,
conhecimentos populares, lendas, músicas, adivinhações, provérbios.
Ciência que cuida das tradições, usos e
costumes dos povos. Saber do povo transmitido de pai para filho.
Cada povo tem um jeito muito especial de
compreender o que acontece à sua volta.
Para explicar fenômenos naturais, forças
desconhecidas, ou para contar passagens importantes da nossa História, as
pessoas comuns de todas as raças e religiões criam mitos, lendas, danças,
músicas, hábitos e tradições.
O saber popular é aquele que atravessa o
tempo pela comunicação oral das gerações, sendo recontado, falado, declamado ou
cantado.
Cuca, Curupira, Saci-Pererê, Lobisomem,
Mula-sem-cabeça existem na fantasia e imaginação de milhares de pessoas e
fazem parte, de alguma maneira, da nossa memória.
Folclore, portanto, é o conjunto das
tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas" danças,
adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos, jogos, poesias,
artesanatos, contos, enfim, tudo o que faz parte da cultura e da
memória de um povo.
No Brasil, as fontes do folclore são
três correntes étnicas, que contribuíram para a sua formação: o português, o
indígena e o negro.
O soldado
A vinda e cinco de agosto
Estou muito bem lembrado
Nasceu Duque de Caxias
O
nome grande saldado
Com que alegria, colegas
Eu hoje venho saudar
A figura de Caxias
Nosso grande militar
Luiz Alves de Lima e Silva
A tua espada altaneira
Uniu e pacificou
Toda a Pátria Brasileira
Objetivo geral
- Levar os alunos a conhecer e pesquisar sobre o folclore
brasileiro e local (Cajazeiras), como também resgatar o dia do soldado.
Objetivos específicos
- Resgatar o folclore local através de pesquisas
- Conhecer as lendas e mitos do folclore brasileiro
- Montar um mural sobre o folclore brasileiro e local
- Apresentar trava-linguas e parlendas
- Conhecer pontos turísticos de nossa cidade
- Tentar resgatar o dia do soldado
Justificativa
Como aproximação do dia do soldado, dia da cidade, como
também a semana folclórica, aproveitaremos, para, através de algumas atividades
valorizar a figura dessa profissional, conhecer lendas e mitos do folclore
brasileiro, englobando também os 206 anos de nossa cidade.
Metodologia
Este
projeto estar sendo trabalhado com dinâmicas de apresentação para quem ocorra a
interação dos alunos, onde serão utilizados musicas folclóricas, desenhos,
parlendas, historia do soldado, dia da cidade (Cajazeiras).
Irei utilizar brincadeiras com recortes de desenhos, leitura de livros
infantil, isto para estimular a escuta e
desenvolvimentos do alunos.
Cronograma
Este projeto estar sendo realizado desde o dia 15
de agosto e ira até o dia 23 de agosto
de 2006, acontecendo de 9:00 ás 11:00 todos os dia da semana.
Dia
15/08/06 – A origem da palavra folclore
Dia 16/08/06 – Montagem de um mural sobre o folclore
brasileiro e
O local (Cajazeiras).
Dia
17/08/06 – Lendas e mitos
Dia
18/08/06 – Texto expondo um relato sobre a cidade de
Cajazeiras
Dia
21/08/06 – Trava-linguas e parlendas
Dia
23/08/06 - Apresentação de uma peça envolvendo lendas e
Mitos do folclore
brasileiro.
Referências
RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos
(eventos
escolares), agosto segundo semestre.
Editora:
Temar
Comissão
especial do bicentenário. Cajazeiras
199
anos depois. Editora: Lucia Rolim,1999.
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